Primeiro protótipo a hidrogénio. Renault revela Master Van H2-Tech

O primeiro comercial elétrico da Renault com extensor de autonomia a hidrogénio é o Master Van H2-Tech, com um alcance até 500 quilómetros.

O primeiro comercial elétrico da Renault com extensor de autonomia a hidrogénio é o Master Van H2-Tech, que oferece um alcance de até 500 quilómetros. O primeiro protótipo já foi apresentado, estando prevista a sua chegada ao mercado do modelo de produção para 2022.

A joint-venture HYVIA, que resultou de uma parceria entre o Renault Group e a Plug Power, revelou o primeiro protótipo do Renault Master Van H2-Tech, um furgão elétrico com volume útil de carga de 12 m3, dotado com um sistema de célula de combustível, alimentado a hidrogénio.

O Master Van H2-Tech combina um motor elétrico de 57 kW, uma bateria de iões de lítio de 33 kWh, uma pilha de combustível de 30 kW e quatro depósitos de hidrogénio de 1,5 kg a 700 bar. Esta solução permite uma autonomia de até 500 quilómetros e um reabastecimento em apenas cinco minutos, não sendo necessário nenhum equipamento de proteção individual (como sucede, por exemplo, no Gás Natural Liquefeito) para realizar essa operação.

O Renault Master Van H2-Tech está vocacionado para operações de longo curso ou aplicações em que a disponibilidade é essencial, assim como as situações em que o condutor leva o veículo para casa e não tem acesso a uma instalação para carregar a bateria.

Extensor de autonomia

Em termos tecnológicos, o Master Van H2-Tech é um veículo elétrico com extensor de autonomia, servindo o sistema de célula de combustível para produzir energia para alimentar o motor elétrico quando se esgota a carga da bateria, podendo ser utilizado como complemento à bateria quando é necessária uma maior potência.

https://youtu.be/YD4PDKd_3wM

Além do do Master Van H2-Tech, a HYVIA também revelou o protótipo da estação de abastecimento de hidrogénio que permite o reabastecimento em cerca de cinco minutos. O hidrogénio é fornecido será gerado no local, utilizando a eletrólise da água ou fornecido a granel, com recurso a semirreboques com cisternas. O sistema comprime o combustível, antes de o distribuir para o veículo quando é necessário. O sistema de abastecimento cumpre todos os regulamentos em vigor relativos a combustíveis gasosos.

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Os postos de abastecimento HYVIA estarão disponíveis para compra, aluguer ou em leasing.

Ecossistema de hidrogénio

Os dois protótipos fazem parte do ecossistema HYVIA, que inclui a produção (eletrolisadores) e a distribuição de hidrogénio verde (Estação de reabastecimento de hidrogénio), com uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a célula de combustível (furgão, chassis-cabina e minibus), que complementa a oferta de veículos elétricos a bateria.

Após o Master Van H2-Tech, a Renault prevê apresentar dois novos protótipos, designadamente um chassis-cabina com contentor de carga de 19 m3 e autonomia de aproximadamente 250 quilómetros (Master Chassis Cab H2-Tech) e um miniautocarro urbano com lotação até 15 passageiros (Master Citybus H2-Tech) com autonomia de cerca de 300 quilómetros.

A Renault anunciou que pretende alcançar uma taxa de penetração de 30% no segmento de veículos comerciais a hidrogénio em 2030.