Quarta geração do Renault Master chega na primavera de 2024

A Renault vai lançar a quarta geração da Master na primavera de 2024, que teve estreia mundial no Solutrans em Lyon. Da antecessora mantém-se

A Renault vai lançar a quarta geração da Master na primavera de 2024, que teve estreia mundial no Solutrans em Lyon. Da antecessora mantém-se o nome e pouco mais, já que a plataforma é totalmente nova e está preparada para receber diversos tipos de motorizações.

A Renault apresentou recentemente no Solutrans, em estreia mundial, a quarta geração da gama Master, que foi desenvolvida com base na plataforma multienergias, preparada para receber motorizações de combustão interna (diesel), elétricas e a pilha de combustível. 

A nova gama vai ser lançada no primavera e estará disponível em 20 tipos de carroçaria, que oferecem volumes úteis dos 11 aos 22 m3. A oferta da nova Master contempla igualmente transformações realizadas em fábrica numa área que possibilita a montagem de caixas abertas fixas e basculantes, cabina prolongada com até sete lugares, grandevolume (contentor). Estas versões transformadas com montagem em fábrica permitem igualmente reduzir os prazos de entrega e simplificar a logística de transporte. 

Heinz-Jürgen Löw, diretor da unidade de veículos comerciais ligeiros da Renault, Hélène Carvalho, líder do programa Renault Master, e Louis Morasse, diretor de design de comerciais da Renault

A distância entre eixos mais curta e o eixo dianteiro redesenhado proporcionam uma manobrabilidade sem precedentes, incluindo um  diâmetro de viragem que é 1,5 metros mais curto. A Renault reivindica que o cliente pode mesmo escolher uma versão L3 (longa) para operação em meio urbano. 

Aerodinâmica em destaque

No capítulo estético, a nova Master distingue-se pelo trabalho efetuado pelos designers e engenheiros da Renault no campo da aerodinâmica com o objetivo de otimizar a eficiência e diminuir o consumo.

A equipa de desenvolvimento da marca francesa prestou atenção aos pequenos detalhes, destacando-se o capot é mais curto, o para-brisas mais avançado e inclinado, os espelhos retrovisores, as condutas de entrada de ar no para-choques e a inclinação do tejadilho foram simplificados e a traseira é mais estreita.

A secção frontal recebeu o novo logotipo da Renault, faróis full-LED de grandes dimensões, com assinatura em forma de C. O elemento em U por baixo da nova grelha pode ser preto granulado, em volta de uma grelha preto granulado ou na cor da carroçaria.

As proporções foram afinadas para garantir o equilíbrio correto para cada tipo de carroçaria. A traseira é mais estreita para otimizar a aerodinâmica, mas a abertura traseira e a área de carga são notavelmente grandes. O vidro traseiro é assimétrico - uma caraterística típica do Master - e as luzes traseiras têm um padrão distinto em forma de C, tal como as dianteiras.

Motores diesel e elétricos

A Renault Master vai estar disponível em motorizações diesel, baseadas no bloco em quatro cilindros de 2,0 litros com níveis de potência de 105, 130 150 ou 170 cv, ou elétricas. Neste último caso serão propostos dois motores com 96 kW ou 105 cv, alimentados por uma bateria de 40 kWh, com autonomia WLTP até 180 km, ou 87 kWh, com alcance até 410 km entre carregamentos.

O novo Master E-Tech irá oferecer uma capacidade de carga útil de 1625 quilos na versão   homologada com carta de condução B e uma capacidade de reboque de 2500 quilos.

Para recuperar a autonomia é possível recorrer a um carregador em corrente contínua com potência de 130 kW, permitindo ganhar mais de 229 quilómetros de condução em 30 minutos. Um carregador doméstico de 22 kW de corrente alterna permite carregar a bateria de 10% a 100% em pouco menos de quatro horas.

A nova Master recebe um novo sistema de controlo dinâmico da travagem assistida que  mantém a eficácia da travagem e a sensação do pedal, independentemente do peso do furgão. Além disso, aciona mais rapidamente o sistema de travagem automática de emergência (o tempo de resposta é dividido por dois) e reforça a regeneração, aumentando a autonomia dos veículos elétricos.

Assistência à condução

Com o objetivo de cumprir a mais recente legislação europeia em termos de segurança, a Renault introduziu 20 novos sistemas de assistência na nova Master.

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Os dispositivos de segurança ativa estão em alerta máximo e incluem os sistemas de estabilidade lateral, de travagem automática de emergência e de assistência à estabilidade do reboque. 

A nova Master também está equipada com o sistema de Assistência Inteligente de Velocidade, para ajudar o condutor a respeitar os limites de velocidade.