O novo Renault Master E-Tech passou a ser o comercial elétrico com maior autonomia do mercado, tendo sido homologado com alcance de 460 km entre carregamentos. O consumo de energia médio registado foi de 21 kWh/100 km.
O novo Renault Master E-Tech passou a ser o furgão elétrico com maior alcance entre carregamentos do mercado, graças a uma autonomia homologada em ciclo WLTP de 460 quilómetros, com base na bateria de maior capacidade de 87 kWh.
Segundo a marca francesa, este desempenho está relacionado com o design "Aerovan" e com a nova plataforma totalmente otimizada, que ajudou a reduzir o consumo de energia em mais de 27% em comparação com a geração anterior.
O novo Renault Master E-Tech foi projetado e desenvolvido em túnel de vento. A sua silhueta e todos os painéis da carroçaria foram cuidadosamente esculpidos.
Para responder a todos os tipos de utilizações, a linha motriz do Master E-Tech registou uma evolução, passando a disponibilizar uma potência de 96 kW (130 cv) ou 105 kW (142 cv) e um binário de 300 Nm, enquanto a transmissão tem uma das relações mais elevadas no segmento dos furgões elétricos de grandes dimensões.
Eficiente travagem regenerativa
O sistema de travagem dinâmica, que faz a estreia num comercial ligeiro, permitiu limitar o número de componentes no compartimento do motor. Além de aumentar a potência de travagem, também favorece a segurança ativa.
Ao libertar a pressão sobre o mecanismo de travagem, o sistema responde mais rapidamente e transforma a energia cinética da desaceleração em energia elétrica para carregar a bateria, contribuindo para a obtenção de uma média de consumo homologada de 21 kWh/100 km.
LEIA TAMBÉM
Ainda camuflada. Já guiámos a nova Renault Master
O Master E-Tech permite recuperar até 252 km de autonomia em 30 minutos num posto rápido de 130 kW. Em corrente alterna é possível carregar a bateria dos 10% aos 100% em menos de quatro horas com recurso a uma wallbox de 22 kW.
O Master E-Tech oferece uma carga útil de até 1625 km com carga de condução B e tem uma capacidade de reboque de 1500 kg. A comercialização está prevista para a primavera deste ano.