Pelo 19º ano consecutivo o fabricante gaulês foi quem mais automóveis vendeu em Portugal, enquanto a Mercedes lidera entre os fabricantes premium. Foram revelados pela ACAP os dados provisórios do mercado automóvel nacional para dezembro de 2016, juntamente com as estatísticas referentes aos resultados anuais, que revelam um crescimento de 16,2% nas vendas de ligeiros de passageiros para 207345 viaturas saídas dos concessionários, uma subida de 13% para 34874 comerciais ligeiros transacionados e um aumento de 15,8% nos veículos pesados para 5124 unidades comercializadas. Apesar dos dados positivos, a ACAP destaca que o total de 247343 automóveis vendidos em 2016, a que equivale uma evolução positiva de 15,8%, se encontra abaixo dos aumentos de 24% do ano anterior e de 36% em 2014. Por isso conclui que "a retoma gradual do mercado para níveis anteriores à crise poderá estar concluída, sendo previsível que futuros aumentos das vendas se venham a traduzir em taxas de crescimento mais moderadas, reflectindo a dinâmica da economia e do emprego". No que se refere aos ligeiros de passageiros, o sector mais representativo do mercado nacional, a Renault liderou as tabelas de vendas pelo 19º ano consecutivo, tendo comercializado 25861 automóveis, mais 26,5% que em 2015. A acompanhá-la no pódio estão a sua compatriota da Peugeot (19864 unidades; +19,9%) e também a Volkswagen (17031 viaturas; +0,8%), seguidas por dois fabricantes premium. Nesta luta particular a Mercedes ocupa o lugar cimeiro, com 15308 automóveis transacionados e um aumento de 13,2%, superando os seus rivais da BMW, que viram as vendas subir 10,6% para 14261 unidades. Nesta batalha entre as marcas germânicas a Audi ocupa o terceiro posto, tendo sido a escolhida de 9503 portugueses e obtendo um aumento de 0,5% nas suas vendas.