O Renault Group acaba de anunciar, de forma oficial, o lançamento de um novo citadino elétrico de nome Legend, cujo preço se situará abaixo dos 20 mil euros. Modelo que fará parte de uma ofensiva maior da nova divisão de elétricos da marca francesa, Ampere, a qual tem programado um total de sete EVs até 2031.
Apenas algumas horas após o surgimento da notícia de que a Renault estaria a preparar-se para dar a conhecer um novo elétrico "acessível", eis que surge a confirmação oficial de que, virá da Ampere, a nova divisão de veículos elétricos do construtor francês, esta nova proposta - um citadino compacto, elétrico, e acessível, de nome Legend.
Segundo as informações já divulgadas pela Renault, este novo EV será produzido na Europa, muito provavelmente e segundo notícias já surgidas, na linha de produção na Eslovénia, onde é atualmente produzido o Renault Twingo a combustão. Sendo que, com este novo EV, o objectivo da marca francesa é que possa vir a ser uma referência em termos de eficácia, com consumos previstos de 10 kWh/100 km.
Quanto ao preço, a marca francesa prevê que o novo modelo possa chegar ao mercado com um valor de venda abaixo dos 20 000 euros.
Renault aponta a EVs ao preço da combustão
De resto em declarações reproduzidas pela Automotive News Europe, o CFO da Renault, Thierry Pieton, revelou que a marca do losango tem como objectivo vender EVs ao mesmo preço dos veículos de combustão, mais cedo que os rivais. Estratégia que começará nos modelos mais pequenos, já durante os próximos dois anos, seguindo-se, então, os modelos maiores, em 2027-2028.
"Queremos democratizar os EV na Europa. Para tal, vamos reduzir os custos, de forma a baixar os preços, ao mesmo tempo que melhoramos as margens", afirmou Pieton.
Referir, ainda, que a Ampere apresentou como objectivo vender um total de 300 000 EV em 2024, isto apesar de, em 2023, as expectativas apontarem para cerca de 45 000 veículos produzidos.
Já em 2031, altura em que, além do Mégane E-Tech, já terá em comercialização o Scénic E-Tech (chega no início de 2024), o novo Renault 5 (previsto igualmente para o início do próximo ano) e o novo Renault 4 (a lançar em 2025), a ambição é de que a empresa possa chegar a um patamar de produção de 1 milhão de carros.
Ainda assim e com a gama atual de elétricos, a Renault garante ser a terceira marca que mais elétricos vendeu na Europa, em 2022, logo atrás da Tesla e da Volkswagen.