Destinado também à Europa. Renault apresenta indiano Kiger

A Renault acaba de dar a conhecer o seu mais recente SUV compacto, batizado de Kiger, desenvolvido na Índia. Mas que também chegará à Europa.

A Renault acaba de dar a conhecer o seu mais recente SUV compacto, batizado de Kiger, e cujo desenvolvimento teve lugar na Índia. Mas que, assume desde já o fabricante, chegará, futuramente, aos mercados internacionais, entre os quais, presume-se, Portugal.

Descrito como a proposta indicada para a selva urbana, o Renault Kiger assume-se como um SUV compacto, com menos de 4 metros de comprimento (3991 mm), 2,5 m de distância entre eixos e elevada altura ao solo (205 mm), traduzidos num design moderno e dinâmico.

A contribuir para esta perspectiva, uma frente diferente, com uma grelha frontal de grafismo 3D e inserções cromadas em alvéolos, e luzes diurnas em LED em posição alta e nos extremos da carroçaria, com piscas integrados. Quanto à iluminação LED Pure Vision, surge posicionada já no pára-choques, com dois blocos de três projectores.

Marcado por uma pintura que também pode ser bi-tom (seis cores à disposição), o Kiger ostenta, ainda, uma traseira alta, de farolins LED com desenho que a marca diz serem de desenho inédito. Mas que não escondem as semelhanças com os do novo Captur...

Com Smart Cockpit

Passando ao interior, a Renault promete não somente uma grande habitabilidade, traduzida na melhor distância entre bancos (710 mm), no maior espaço atrás para pernas (222 mm) e na mais larga área para os cotovelos (1431 mm) do segmento dos SUV urbanos, como também uma capacidade de bagageira de 405 litros. Isto, além de uma dotação de equipamento "inédita para um SUV de preço acessível".

LEIA TAMBÉM
Chega em 2023? Renault confirma 5 EV para somar a Zoe, Twingo… e Clio

Anunciando uma posição de condução de condução "dominante", ou seja, alta, o Kiger promete ainda um "smart cockpit", apostado na funcionalidade, embora sem comprometer o estilo. Acentuado, igualmente, através de tecnologias como o ecrã táctil de 8 polegadas (20,3 cm), compatível com Apple CarPlay e Android Auto, ou ainda e no caso específico do nível de equipamento de topo, a conectividade com o smartphone a poder ser feita através de uma conexão Wi-Fi.

Para além do reconhecimento vocal, o sistema dispõe da conectividade Bluetooth que permite emparelhar cinco dispositivos, assim como de uma ligação USB e de um leitor de vídeo MP4 integrado.

Disponível, ainda, o sistema de modos de condução Multi-Sense, com três opções - Normal, Eco e Sport -, com a cartografia do motor, as passagens de caixa (no caso da transmissão automática) e a sensibilidade da direção, a serem parametrizados em função do modo escolhido.

Recorrendo à mesma plataforma que, por exemplo, o Triber, outra das novas propostas da Renault para o "gigante" mercado indiano, o Kiger repete a estratégia, também nas motorizações, com o SUV compacto a recorrer a um único bloco - o conhecido três cilindros 1.0 Turbo com 100 cv de potência e 160 Nm de binário. Solução que, acrescenta a marca do losango, garante consumos na ordem dos 5 l/100 km, graças também à sua associação com uma caixa manual de cinco velocidades. Mas que o cliente também poderá trocar por uma transmissão automática de variação contínua X-Tronic.

A par desta motorização, a promessa de introdução de um três cilindros 1.0 Energy a gasolina, a debitar 72 cv de potência 96 Nm.

A prometer "preço acessível"

A terminar, por conhecer fica apenas a data de lançamento, nos mercados internacionais, deste SUV indiano, e, já agora, também os preços. Ainda que a Renault garanta, desde já, um valor acessível...