Renault revela a terceira geração do Kangoo elétrico

Já na sua terceira geração, a versão elétrica do Renault Kangoo recebe a designação E-Tech. Estreia linha motriz constituída por motor...

Já na sua terceira geração, a versão elétrica do Renault Kangoo recebe a designação E-Tech. Estreia uma linha motriz constituída por um motor elétrico de 90 kW e uma bateria com uma capacidade de 45 kWh que oferece uma autonomia até 300 km. E tem opção de carga rápida.

Para acompanhar as tendências do mercado e responder à concorrência que tem vindo a lançar comerciais elétricos com maior autonomia, a Renault desenvolveu a terceira geração do Kangoo Van E-Tech, baseada no modelo que está em comercialização desde meados do ano passado e que foi distinguido com o prémio de "International Van of the Year" de 2022 por um júri constituído por jornalistas da imprensa especializada europeia, incluindo a TURBO COMERCIAIS.

O novo Kangoo Van E-Tech mantém o design genérico e todas as caraterísticas básicas do seu congénere de combustão, além de também ser disponibilizado nos mesmos dois comprimentos de carroçaria - 4,49 metros e 4,91 metros - que oferecem volumes úteis de carga de 3,9 m3 e 4,9 m3, respetivamente. A capacidade de carga, por sua vez, situa-se entre 600 kg e 800 kg.

Renault Kangoo Van E-Tech

Uma das principais novidades é a introdução uma nova bateria de iões de lítio com uma capacidade de 45 kWh que permite ao Kangoo Van E-Tech percorrer até 300 quilómetros. A tomada de carregamento, está localizada na parte dianteira, por trás do logotipo. A bateria dispõe de um sistema de arrefecimento líquido e uma resistência elétrica para possibilitar a utilização nas condições mais adequadas de temperatura, mantendo a autonomia e reduzindo o tempo de carregamento.

Opções de carregamento

Como a bateria foi instalada por baixo do piso do compartimento de carga, o comprimento interno é semelhante ao da versão de combustão interna, assim como o volume útil.

Para recuperar a capacidade da bateria são disponibilizadas três opções. De série, o Kangoo Van E-Tech vem equipado com um carregador de bordo trifásico de 11 kW, adequado para todos os tipos carregamentos domésticos. Em alternativa é proposto um carregador trifásico de 22 kW para uma recuperação acelerada do nível de carga em postos públicos. Como opção no carregador de 22 kW está disponível um carregador rápido de 80 kW em corrente contínua para recuperar 170 quilómetros de autonomia em 30 minutos.  

Segundo a Renault, a bateria demora 2h40 a recuperar entre 15% a 80% da capacidade ligada a uma wallbox de 11 kW e menos de seis horas numa wallbox de 7,4 kW.

A bateria alimenta um motor elétrico de 90 kW que disponibiliza um binário instantâneo de 245 Nm para uma condução suave e sem constrangimentos em todas as condições. O modo Eco, ativado pelo condutor na consola central, limita a potência do veículo e a velocidade máxima para otimizar a autonomia, sendo a solução mais adequada quando se transporta pouca carga. 

Ambiente interior agradável

O Kangoo Van E-Tech também está disponível com a porta "Open Sesame by Renault" que oferece uma abertura de 1,45 metros, graças à remoção do pilar central da carroçaria, e um ângulo da porta dianteira de 90º. Este sistema permite aumentar o comprimento útil do compartimento de carga, graças ao rebatimento do banco do passageiro, assim como o volume útil. 

O painel de bordo apresenta uma construção robusta e os materiais são agradáveis à vista. A consola central recebe um ecrã tátil de 8" com o sistema Renault Easy Link com navegação, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O painel de bordo possui mostradores analógicos, mas o design é moderno.

O travão de estacionamento é elétrico, assim como o botão de ignição, localizado na consola central. Quando se inicia a márcha, o Kangoo Van E-Tech surpreende pela suavidade no arranque e pelo conforto ao volante.

LEIA TAMBÉM
Renault Kangoo Van & Mercedes-Benz Citan eleitos "Veículo Comercial Internacional do Ano de 2022"

O utilizador pode selecionar o modo de condução Normal e Eco (este último através de um botão na consola central), assim como três níveis de intensidade da travagem regenerativa, através do seletor localizado na parte inferior do túnel do motor: B1, limitada, adequada para autoestrada e vias rápidas; B2, para um condução mais versátil, semelhante à sensação do pé no acelerador num veículo de combustão; B3, regeneração máxima para uso em ambiente urbano e estradas de montanha.

As primeiras versões do Kangoo Van E-Tech chegam já neste verão na variante de chassis curto, enquanto as longas só deverão ser lançadas no outono. Os preços ainda não foram divulgados.