Renault. Grand Scénic e Koleos despedem-se do Reino Unido

A Renault vai deixar de vender o Grand Scénic e o Koleos no Reino Unido. A causa apontada não é o Brexit, mas, sim, as alterações nas preferências.

A Renault vai deixar de vender o Grand Scénic e o Koleos no Reino Unido. A causa apontada não é o Brexit, mas, sim, as alterações nas preferências dos consumidores que passaram a comprar veículos do segmento C-SUV em vez de C-MPV como o Grand Scénic. Poderá suceder o mesmo nos restantes mercados?

A Renault vai deixar de comercializar o Grand Scénic e o Koleos no Reino Unido. A marca francesa adiantou que a decisão era anterior à crise do COVID-19 e que esta não afetou os seus planos. O Grand Scénic vai continuar a ser comercializado na Europa juntamente com o Koleos.

Lançado originalmente em 1996, o Scenic de cinco lugares e o Grand Scénic constituíram uma alternativa interessante para as famílias, oferecendo espaço conforto e uma ampla oferta de motorizações a gasolina e diesel.

LEIA TAMBÉM
Renault. Plano de redução de custos prevê 15 mil despedimentos

Contudo, a crescente popularidade dos SUV teve como consequência uma diminuição nas vendas dos MPV. Essa situação obrigou as marcas a rever as suas estratégias e nalguns casos mesmo a substituírem os seus monovolumes por versões mais luxuosas e equipadas baseadas em comerciais ligeiros. Entre os exemplos podemos encontrar o Citroën Spacetourer, o Peugeot Traveller, o Opel Zafira Life ou o Toyota ProAce Verso.

Renault Grand Scenic IV
Renault Grand Scenic IV

A filial britânica da Renault adianta que a decisão se deveu a "razões comerciais" alinhadas com a estratégia da marca de disponibilizar os veículos mais adequados, sublinhando que a expressão do segmento C-MPV tem vindo "diminuir substancialmente nos últimos anos". No ano passado, a Renault já tinha deixado de comercializar o Scenic no Reino Unido.

As preferências de muitos clientes mudaram para o segmento C-SUV, onde a Renault está presente com o Kadjar.

A mais recente geração do Grand Scénic foi lançada no último trimestre de 2016, baseada na plataforma CMF, partilhada como Megane, o Talisman, o Kadjar, o Koleos, o Nissan Qashqai e X-Trail.

O Grand Scénic e o Koleos vão continuar a ser comercializados na Europa, mas se as vendas diminuírem substancialmente é natural que a Renault acabe por determinar o fim da sua carreira comercial.

Em Portugal, a versão a gasolina do Grand Scénic é proposta a partir 32.240 euros, enquanto o diesel está disponível a partir de 38.080 euros.

Quanto ao Koleos com motor diesel, o preço da versão 4x2 começa nos 60.238 euros, enquanto a versão 4x4 com a mesma motorização 2.0 dCi de 175 cv pode ser adquirida por um valor a partir de 64 mil euros.