A gama híbrida da Renault vai ser reforçada com novos três elementos: o novo SUV Coupé Arkana E-TECH Hybrid, o Captur E-TECH Hybrid e o Mégane E-TECH Plug-In Hybrid. A comercialização destas novas propostas está prevista para o primeiro semestre de 2021.
A família E-TECH Hybrid da Renault vai aumentar de três para seis membros, passando a contar, já no próximo ano, com os novos Arkana E-TECH Hybrid, Captur E-TECH Hybrid e Mégane E-TECH Plug-in Hybrid.
Desenvolvida pela Renault na Fórmula 1, a tecnologia E-TECH Hybrid combina dois motores elétricos, uma inovadora caixa de velocidades de "carretos direitos" e um motor de combustão.
Entre as principais vantagens do sistema, a Renault destaca o arranque silencioso em modo elétrico, a regeneração da energia nas fases de desaceleração e travagem, assim como o prazer de condução.
A nova tecnologia será proposta em duas variantes: híbrida, que permite circular em ambiente urbano até 80% em modo elétrico, garantindo uma redução do consumo de combustível até 40%; híbrida plug-in, isto é, com bateria carregada externamente, que oferece uma autonomia em modo elétrico de até 65 km.
Como dissemos, um dos modelos a receber a tecnologia E-TECH Hybrid é o novo SUV coupé Arkana, que, segundo a marca francesa, irá oferecer um posto de condução avançado tecnologicamente e uma elevada habitabilidade para acolher uma família e as respetivas bagagens.
Este SUV coupé vai receber a motorização E-TECH Hybrid de 140 cv, que inclui uma bateria de 1,2 kWh (230V). Em complemento será proposta uma versão com uma solução micro-híbrida de 12V em associação com as motorizações 1.3 TCe de 140 cv e 160 cv.
Versão R.S. Line no Captur
A tecnologia E-TECH Hybrid também estará disponível no SUV urbano Captur que servirá de complemento à já existente E-TECH Plug-In Hybrid.
Tal como no Arkana E-TECH Hybrid, o Captur E-Hybrid associa o motor 1.3 TCe de 140 cv a uma bateria de 1,2 kWh para proporcionar maior prazer de condução com consumos mais reduzidos e sem necessidade de carregamento externo.
As motorizações a gasolina 1.3 TCe do Captur também serão propostas com uma solução micro-híbrida de 12V para otimizar o consumo.
Novidade no Captur é a disponibilização de uma versão R.S. com "badges" específicos, pára-choques dianteiro e traseiro redesenhados e jantes em liga leve exclusivas.
LEIA TAMBÉM
E-Tech. Eis os novos modelos híbridos da Renault
No interior, a cobertura do tejadilho terá a cor preta, os bancos são específicos a esta versão bem como as decorações interiores em carbono e a pedaleira em alumínio. Esta versão oferece um ambiente desportivo, independentemente da qualquer motorização escolhida.
Mégane berlina com tecnologia híbrida plug-in
Após a versão Sport Tourer também a o Mégane berlina vai ser proposto numa versão híbrida plug-in, que oferece uma potência combinada de 160 cv.
O novo Mégane E-TECH Plug-In Hybrid vem equipado com uma bateria com uma capacidade de 9,8 kWh (400V) que permite circular, em modo elétrico, até 50 km em ciclo misto WLTP ou até 65 quilómetros em ciclo urbano (WLTP City).