A oferta da Renault no segmento dos furgões compactos passou a ser constituída por dois modelos - Express Van e Kangoo Van - orientados para clientes mais sensíveis ao preço ou que privilegiam os conteúdos tecnológicos, respetivamente.
Com o objetivo de responder às diferentes exigências do segmento da distribuição urbana e suburbana, a Renault passou a disponibilizar dois modelos no competitivo segmento dos furgões compactos.
O Express Van, que, na verdade, vem substituir a oferta do Dacia Dokker Van, aposta na flexibilidade, na eficiência e no sentido prático para responder às empresas que procuram um veículo com a melhor relação custo-benefício. Por sua vez, o Kangoo Van, cuja terceira geração chega em julho ao nosso país, está vocacionado para as empresas que pretendem adotar a mais recente tecnologia e inovação para apoiar a sua atividade.
Os dois modelos partilham os mais recentes códigos de estilo da Renault, designadamente a assinatura das luzes LED na tradicional forma de "C", mas assentam em plataformas diferentes e também são produzidos em fábricas diferentes, permitindo à marca francesa implementar uma estratégia específica de posicionamento de preços.
Assim, o Express Van é construído partir da plataforma do segmento B, a mesma do Clio, enquanto o Kangoo Van adota a plataforma do segmento C, utilizada pelo Scénic.
Express Van
Ao contrário do Kangoo Van e tal como sucedia com o Dacia Dokker Van, o novo Express Van é proposto numa única versão de carroçaria, com um comprimento de 4,39 metros, e um habitáculo com apenas dois lugares. O compartimento de carga apresenta um comprimento útil de 1,91 metros, com antepara completa. Em combinação com uma largura interna de 1,41 metros (1,17 metros entre as cavas das rodas), e uma altura de 1,14 metros, oferece um volume útil de 3,3 m3.
A porta lateral deslizante é a maior do segmento, graças a uma largura de 716 mm. Para facilitar as operações de carga e descarga, o furgão de entrada da Renault conta com portas traseiras assimétricas, que abrem numa configuração 2/3 - 1/3.
O compartimento de carga pode ser ampliado até 2,36 metros, com a remoção do assento do passageiro e girando a antepara em rede. Esta solução, disponível em opção, permite aumentar o volume útil de carga até 3,7 m3.
O habitáculo do Express Van apresenta um painel de bordo horizontal, com linhas "limpas", mas plásticos rijos. Os apontamentos cromados no volante, nos comandos da climatização e nos puxadores interiores das portas dão um toque mais sofisticado num ambiente geral muito orientado para a funcionalidade e a simplicidade.
Mais equipamento
O novo Express Van pode receber vários equipamentos de assistência à condução, incluindo o alerta de ângulo morto, câmara de assistência à visão para a retaguarda, espelho retrovisor interior "wide view", assistente de controlo de estabilidade, assistente de arranque em subida, sistema Extended Grip, cruise control, limitador de velocidade, câmara traseira.
No capítulo mecânico, a oferta diesel assenta no motor 1.5 Blue dCi, de 75 e 95 cv, sempre associado a uma caixa manual de seis velocidades. A marca anuncia um consumo médio de 5,1 l/100 km. Igualmente disponível encontra-se o motor a gasolina 1.3 TCe com 100 cv.
O Express Van já está disponível na rede de concessionários da Renault, com preços a partir de 20.200 euros para a versão a gasolina e 20.730 euros para a versão diesel.
Kangoo Van
A oferta da Renault no segmento dos furgões compactos cimentada pelo Kangoo Van, cuja terceira geração foi desenvolvida para disponibilizar algumas das melhores caraterísticas do segmento, oferecendo uma ampla gama de carroçarias e motores.
O novo Kangoo Van vai ser proposto em dois comprimentos de carroçaria - standard e longo (o Compact desapareceu definitivamente) - e duas anteparas: completa, com ou sem janelas, ou basculante em rede com uma secção rotativa no lado do passageiro.
A versão Standard apresenta um comprimento exterior de 4,49 metros, uma largura de 1,86 metros e uma altura de 1,80 metros. A versão longa, denominada Maxi, tem mais 42 centímetros.
Porta "Open Sesame"
Entre as novidades destaque para a porta "Open Sesame", disponível em opção, que oferece o acesso mais largo do segmento, com uma abertura de 1446 mm, o dobro da geração anterior. Esta solução tornou-se possível graças à remoção do pilar central da carroçaria, facilitando as operações de carga e descarga em ambiente urbano, ultrapassando os constrangimentos trazidos pelo acesso traseiro em vias de estacionamento.
A porta deslizante "Open Seasame" só está disponível no lado direito nos modelos Standard com dois bancos dianteiros. A remoção do pilar da porta do passageiro e o alargamento do acesso lateral vem permitir inúmeras possibilidades de transformações como, por exemplo, um conjunto adicional de estantes articuladas para transportar 60% mais equipamentos e ferramentas. A porta do passageiro abre num ângulo até 90º.
LEIA TAMBÉM
Renault revela a nova geração do modelo Kangoo
Disponível em dois comprimentos de carroçaria, o Kangoo Van oferece um volume útil de carga entre 3,3 e os 3,9 m3 na versão Standard ou entre os 4,2 e os 4,9 m3 na versão Maxi. Esta última possui a maior porta lateral deslizante do segmento, com 864 mm, enquanto o comprimento de carga também é uma das referências do segmento, com 3548 mm. Em ambos os casos, a acessibilidade traseira é assegurada por portas de batente assimétricas (numa configuração 1/3 - 2/3), que podem ser abertas entre os 90º e os 180º.
Assistência à condução
No capítulo mecânico, a oferta diesel assenta no bloco 1.5 Blue dCi, com 75 cv, 95 cv e 115 cv. A transmissão é assegurada por uma caixa manual de seis velocidades ou automatizada de sete relações nas duas motorizações mais potentes. O consumo misto anunciado em ciclo WLTP é de 5,2 l/100 km. Igualmente está disponível um motor a gasolina 1.3 TCE com 100 cv ou 130 cv.
Para auxiliar o condutor, o Kangoo Van passou a contar com 12 sistemas de assistência, destacando-se o Alerta de Distância, o Cruise Control e Limitador de Velocidade, Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Alerta de Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistente de Estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, Assistência de Estacionamento Mãos-Livres, radar frontal e câmara traseira, Assistente de Visão Traseira, Alerta de Ângulo Morto, Sistema de Travagem de Emergência.
As versões Standard de dois lugares do novo Kangoo Van estarão disponíveis nos concessionários da marca no mês de julho com preços a partir de 24.385 euros para as motorizações a gasolina e 24.940 euros para os diesel. As variantes Maxi e de três lugares dianteiros chegam no final do ano. As versões de passageiros só em 2022.