Renault Express Van Blue dCi 95. Sob o signo da eficiência

O modelo de entrada na gama de comerciais da Renault passa a ser o Express Van e uma motorizações é de 95 cv, que se destaca pela eficiência

O modelo de entrada na gama de comerciais da Renault passou a ser o Express Van, disponível numa única carroçaria e volume útil de carga de 3,3 m3. Uma das opções de motorização é 1.5 dCi de 95 cv, que se destaca pela eficiência.

Funcionalidade, simplicidade e baixos custos de utilização foram os principais critérios que estiveram na base do desenvolvimento do Express Van, o novo furgão compacto da Renault que não só vem substituir o Dacia Dokker Van como passa a constituir a entrada na gama de veículos comerciais da marca francesa, posicionando-se abaixo do Kangoo Van.

Ao contrário do Renault Kangoo Van, o novo Express Van é disponibilizado numa única versão de carroçaria, com um comprimento exterior de 4,4 metros, uma largura de 1,77 metros e uma altura de 1,89 metros. Estas dimensões garantem o acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneos, otimizando algumas operações de distribuição urbana, designadamente as entregas em centros comerciais.

Renault Express Van

Em termos de estilo é inequívoca alguma familiaridade entre o Express Van e o Kangoo Van, designadamente ao nível da assinatura visual de ambos com a iluminação LED em forma de "C" e a grelha cromada. A secção  A secção dianteira ostenta uma grelha elevada, um capot largo e um amplo pára-choques de proteção. A própria aerodinâmica do capot foi otimizada para melhorar o fluxo de ar e melhorar a eficiência do consumo de combustível.

As portas dianteiras e lateral foram redesenhadas, distinguindo-se pelas linhas fluídas para uma carroçaria com estilo simples e uniforme. Alguns dos elementos de design também possuem uma função como os protetores de soleira da porta, as rodas de 15" e os embelezadores das jantes.

Área de carga

Construído a partir da plataforma do segmento B do Grupo Renault (a mesma do Clio ou do Captur) e com uma distância entre-eixos de 2,81 metros, o compartimento de carga do Express Van foi projetado para ser funcional e prático.

A combinação de um comprimento interno de 1,91 metros com uma largura de 1,41 metros (sendo de 1,14 metros enmtre as cavas das rodas) e uma altura de 1,24 metros permite oferecer um volume útil de 3,3 m3. Por sua vez, a capacidade de carga na versão diesel é de 650 kg. 

Volume útil de 3,3 m3

O acesso área de carga é assegurado por porta lateral deslizante com design retangular - a maior do segmento com uma abertura de 71,6 cm - e por duas portas traseiras assimétricas, numa configuração 2/3 - 1/3. 

O piso conta com seis olhais para fixação da mercadoria e a superfície do mesmo pode ter, em opção, revestimento em plástico. A chave de três botões permite que a área de carga possa ser destrancada separadamente da cabina.

Habitáculo funcional

O compartimento de carga encontra-se separado do habitáculo através de uma divisória metálica com um óculo na parte superior. A cabina apresenta um design funcional e minimalista, contando com vários comandos já conhecidos de outros modelos da Renault.

O habitáculo só está disponível com dois lugares

O painel de bordo possui uma orientação horizontal, com linhas "simples", que sublinham o espaço disponível a bordo para os dois ocupantes (o Express Van não vai ter versões de três lugares).

As portas e o tecto receberam novos acabamentos que proporcionam um nível adicional de harmonia a bordo. O design funcional é salientado por apontamentos cromados no volante, nos comandos da climatização e nos puxadores das portas.

Espaços para arrumação na cabina também não faltam na cabina, desde uma prateleira superior, passando por bolsas nas portas, compartimento por cima do volante, porta-luvas ou arrumações a descoberto por cima da abertura do painel de bordo, entre outros. 

Equipamentos

No campo tecnológico, o Express Van está disponível, em opção, com o sistema multimédia Renault Easy Link, que inclui um ecrã tátil de oito polegadas na consola central, sendo compatível com Android Auto ou Apple CarPlay. O sistema de navegação 2D/3D, que também é opção, está associado a um giroscópico interno para ajudar na navegação, mesmo quando se perde o sinal de GPS.

Para melhorar a vida a bordo são disponibilizadas três entradas USB, incluindo uma na zona frontal do rádio e duas no compartimento de arrumação localizado por cima da zona do volante. Em complemento existem quatro tomadas de 12V, uma delas na zona de carga. 

Entre os bancos dianteiros encontra-se um carregador de indução de 15W (opção), permitindo carregar o smartphone, enquanto o utilizador continua a aceder às suas aplicações.

No nível de equipamento Confort, o ar condicionado manual é de série, assim como o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro, o indicador de mudança de velocidade, o fecho centralizado com chave de três botões, os vidros elétricos dianteiros ou os faróis automáticos.

Ao volante

A posição ideal atrás do volante pode ser encontrada facilmente, graças à regulação em profundidade, altura e inclinação do banco do condutor. A coluna da direção também é ajustável, mas apenas em inclinação. 

O volante multifunções inclui comandos para aceder às informações do computador de bordo ou para ativar / desligar o regulador da velocidade de cruzeiro e o limitador de velocidade. A regulação do volume de som do rádio continua a ser realizada através de um comando atrás do volante, localizado no lado direito.

Ligando a chave na ignição entra em funcionamento o motor diesel de quatro cilindros e 1461 cc que desenvolve uma potência máxima entre as 3000 e as 3750 rpm e um binário máximo de 240 Nm entre as 1750 e as 2000 rpm.

O elevado binário a baixas rotações e o correcto escalonamento da caixa manual de seis relações permite explorar muito bem as capacidades deste propulsor, designadamente ao nível das acelerações e das recuperações.

LEIA TAMBÉM
Renault Express Van vem substituir o Dacia Dokker Van

Surpreendente pela positiva é a eficiência deste motor diesel de 1,5 litros, com o computador de bordo a indicar um consumo médio de 5,2 l/100 km durante o ensaio, sendo de salientar que a unidade ensaiada tinha uma quilometragem muito reduzida. 

Sempre Classe 1

O sistema Start / Stop e o modo de condução Eco contribuem para otimizar o consumo. Os previsíveis baixos custos de utilização não são alcançados apenas pela poupança no combustível, mas também pelos intervalos de manutenção de dois anos ou 30 mil quilómetros. Além disso, o Express Van também paga Classe 1 nas autoestradas, sem contrato de Via Verde.

Apesar de projetado para oferecer baixos custos de utilização, o Express Van já conta com alguns sistemas de assistência à condução como o auxiliar de arranque em subida que funciona em associação com o controlo de estabilidade, a assistênciaà travagem de emergência ou regulador da velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, sendo estes facilmente operados através de comandos colocados no volante.

No mercado nacional, o Express Van está disponível a partir de 20.574 euros na versão Eco Leader Essencial Blue dCi 75, com velocidade máxima limitada a 75 km/h. Já versão ensaiada, Confort Blue dCi 95 é proposta a partir de 23.879 euros, valor que já inclui alguns dos muitos dos equipamentos opcionais como o sistema EasyLink com navegação, a câmara traseira ou a base para carregamento de smartphone por indução.  

Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 44 - outubro / novembro de 2021

Ficha técnica

Renault Express Van Blue dCi 95 

PREÇO23.839 €
MOTOR4 Cil. 1481 cc; 95 cv
BINÁRIO240 NM
TRANSMISSÃODianteira; 6 Vel; Man
COMP./LARG./ALT.4393/1775/1893 MM
D.E.E.2812 MM
PESO BRUTO2020 KG
TARA1476 KG
CARGA ÚTIL 544 KG
VOLUME ÚTIL3,3 M3
CONSUMO5,1 l/100 KM (WLTP) / Teste 5,2 l/100 KM
EMISSÕES135 G/KM
IUC53,85 €

Equipamento

Controlo estabilidade, assistente de arranque em subida, regulador / limitador de velocidade, sensores traseiros, banco passageiro individual, fecho central portas com telecomando, vidros elétricos, ar condicionado manual, luzes diurnas LED, faróis automáticos, prateleira de arrumação superior, tomada 12V e duas entradas USB no painel de bordo