Renault Express Van vem substituir o Dacia Dokker Van

Com o objetivo de substituir o Dacia Dokker Van, que desaparece, a Renault vai introduzir o modelo Express Van, que passa a ser o acesso...

Com o objetivo de substituir o Dacia Dokker Van, que desaparece, a Renault vai introduzir o modelo Express Van, que passa a constituir o modelo de acesso na gama de furgões compactos. Chega a Portugal já em maio.

A Renault vai reforçar, em maio, a sua oferta no segmento dos furgões compactos com o novo modelo Express Van, que virá ocupar o lugar do Dacia Dokker Van. O novo veículo será produzido na fábrica de Tânger, do Grupo Renault, tal como sucede com a geração atual de furgões compactos comercializados pela marca romena.

Segundo refere o Grupo Renault, o Dokker Van era o único furgão comercializado pela Dacia, sendo o resto da gama constituída por ligeiros de passageiros. Assim, ao abrigo do plano "Renaulution", as vendas de veículos comerciais do Grupo Renault, serão asseguradas pela marca Renault. A oferta da Dacia será limitada a um derivado de ligeiro elétrico, o Spring Cargo.

O novo Renault Express Van será proposto num versão de carroçaria, com um comprimento de exterior de 4,83 metros, uma largura de 1,77 metros, uma altura de 1,81 metros e uma distância entre-eixos de 2,81 metros. 

Prático e eficiente

As dimensões internas permitem disponibilizar um volume útil de carga entre 3,3 e 3,7 m3, graças à combinação de um comprimento de 1,91 metros, uma largura de 1,41 metros, sendo de 1,17 metros entre as cavas das rodas e uma altura de 1,11 metros. Entre as caraterísticas técnicas destaque para a acessibilidade lateral, que, segundo a marca, passa a ser a maior do segmento, com uma largura de 716 mm. A carga útil pode chegar aos 650 kg.

O Express Van foi desenvolvido para ser um furgão prático e eficiente, com um design dinâmico e robusto, em coerência com os códigos estilísticos da marca Renault. A plataforma utilizada é a do segmento B, a mesma do Clio.

Cabina espaçosa e funcional

O habitáculo integra um painel de bordo horizontal com linhas limpas que sublinham o espaço do veículo. Os frisos nas portas e no tecto proporcionam um toque acrescido de harmonia a bordo. Os apontamentos cromados no volante, nos comandos da climatização e nos puxadores das portas reforçam o design funcional do Express Van.

A cabina oferece um total de 40 litros de espaços de arrumação, incluindo 13 compartimentos em locais estratégicos, destacando-se o porta-luvas, as bolsas nas portas, a prateleira superior, suportes para copos, entre outros.

LEIA TAMBÉM
Renault revela a nova geração do modelo Kangoo

Em termos de conectividade, o Express Van está disponível com o rádio Connect R&Go, que inclui um ecrã tátil de oito polegadas em associação com o sistema multimedia Renault Easy Link.

Assistência à condução

No capítulo mecânico, a marca francesa propõe o motor diesel de 1,5 litros nos níveis de potência de 75 cv e 95 cv, associados a uma caixa manual de seis velocidades. A Renault anuncia um consumo médio de combustível de 5,1 l/100 km em ciclo WLTP para os motores 1.5 Blue dCi. Para os operadores que procuram otimizar ao máximo os custos de utilização é disponibilizado o motor Ecoleader Diesel 1.5 Blue dCi 75, que vê a velocidade máxima limitada a 100 km/h para garantir uma redução adicional de 0,5 l/100 km, independentemente do estilo de condução.  

Em termos de segurança e assistência, o Express Van pode receber vários sistemas de assistência à condução como o Rear View Assist (estreado no Master), o Wide View Mirror, Assistente de Ângulo Morto, Auxiliar de Arranque em Subida, Extended Grip, Cruise Control, Limitador de Velocidade, Sensores de Estacionamento traseiros e dianteiros, Câmara Traseira.

O novo Express Van vai ser lançado no mercado nacional no próximo mês de maio. Os preços para Portugal ainda não são conhecidos, mas em França estará disponível a partir de 17.500 euros.