A preparar novidades no domínio da Mobilidade Elétrica, a Renault acaba de divulgar dois vídeos que antevêem dois novos modelos: um hatchback elétrico que surgirá com o emblema do losango e aquela que será a primeira proposta elétrica da sua marca low-cost, o Dacia Spring EV. Esta última, com a apresentação agendada para o próximo dia 15 de outubro.
Ambos com presença garantida no fórum da electro-mobilidade "Renault eWays", é, no entanto, o futuro hatchback elétrico com o losango, que maior curiosidade despoleta. Desde logo, porque estreia a nova plataforma modular específica para veículos elétricos da marca, CMF-EV, a utilizar igualmente pelo Nissan Ariya - facto que leva a pensar que este novo modelo Renault, poderá ser, também, uma espécie de Ariya francês.
Caso tal se confirme, é de esperar, em termos de estilísticos, uma evolução das linhas desvendadas com o concept Morphoz, mostrado em Março, especialmente depois da própria marca ter qualificado este estudo como um hatchback elétrico.
LEIA TAMBÉM
Renault reinventa-se. Luca de Meo quer operar a mudança com dois novos EV
Ainda assim, nada é certo, uma vez que existem igualmente vozes a garantir que, este novo EV, terá dimensões mais pequenas que o Captur.
Infelizmente, não será com o vídeo agora divulgado, que será possível esclarecer as dúvidas sobre o modelo, já que as imagens nada mais mostram que a assinatura luminosa dianteira, do hatchback. E que, basicamente, pode resumir-se a uma linha luminosa a atravessar toda a frente, que acaba iluminando igualmente o losango, acrescida, depois, de uma animação naquelas que serão, à partida, as ópticas.
Dacia Spring EV, o elétrico mais barato à venda na Europa
Bem menos interrogações existem relativamente ao Dacia Spring EV, o primeiro veículo elétrico da marca romena, e que, resumidamente, pode ser descrito como a versão de produção do concept Spring EV. Ou, ainda, uma versão melhorada e com novo logo do chinês Renault City K-ZE.
Segundo a Renault, com o Dacia Spring EV, pretende-se tornar a Mobilidade Elétrica a todos, oferecendo um veículo elétrico com uma autonomia acima dos 200 km, já segundo a norma WLTP.
A contribuir para este posicionamento, a garantia da marca francesa de que o modelo chegará ao mercado na primeira metade de 2021, como o mais barato EV comercializado na Europa.