Renault Estafette Concept. Elétrico com inspiração retro

Com um comprimento de um Kangoo longo e altura de uma Trafic de tecto elevado, o Renault Estafette Concept é o estudo de um furgão elétrico, com inspiração retro, que poderá entrar em produção em 2026.

A Renault continua a seguir o seu caminho nostálgico e revelou o protótipo de um furgão elétrico, denominado Estafette Concept. Este protótipo pretende evocar o modelo da marca francesa com o mesmo nome de 1959. Apesar de existirem algumas semelhanças visuais, elas não são imediatamente óbvias, já que protótipo de 2024 tem linhas demasiado arredondadas.

Um coisa, no entanto, é certa. A Renault continua procurar no passado a inspiração para os seus novos modelos, de que os elétricos R5 e R4 são casos paradigmáticos. Apesar do Estafette ter carroçaria pintada em cinza, o seu tecto é em amarelo limão.

A Renault quer passar o protótipo à produção em 2026 para lançamento no mercado, mas ainda não foram avançados quaisquer detalhes acerca da tecnologia. A nova plataforma FlexVan desenvolvida pela Renault com os seus parceiros da Flexis - Volvo Group e CMA CGM -, serve de base para o novo comercial elétrico.

O modelo de produção do Estafette será o primeiro “Software-Defined-Vehicle” da Renault e irá utilizar a nova arquitetura SDV para possibilitar novos serviços através da conectividade pela cloud, prometendo uma maior eficiência na operação e nos custos.A marca francesa reivindica uma diminuição no custo de utilização em aproximadamente 30%.

Dimensões compactas e tecto alto

Com um comprimento exterior de 4,87 metros, uma largura de 1,92 metros e uma altura de 2,59 metros, o Estafette Concept tem quase as mesmas dimensões do Kangoo Longo, que tem uma comprimento de 4,91 metros e uma largura de 1,86 metros, mas o tecto é significativamente mais baixo (1,85 metros).

Por sua vez, o Estafette Concept tem um tecto muito elevado com mais de 2,59 metros, pelo que a sua silhueta é nitidamente vertical. O condutor pode, assim, deslocar-se sem esforço entre o cockpit e a zona de carga. A grande desvantagem da elevada altura do tecto consiste na impossibilidade de acesso à esmagadora maioria dos parques de estacionamento subterrâneos.

De acordo com a Renault, o volume útil de carga de 7,1 m3 é semelhante ao da Trafic de chassis curto e tecto alto (L1H2). O protótipo tem duas portas laterais deslizantes que se abrem com um movimento rápido, pelo que o condutor não tem de as puxar constantemente para fora e para trás e depois para trás. A Renault argumenta que não só “poupam muito tempo” como são “muito mais fáceis para o pulso do condutor quando este faz dezenas de paragens por dia”.

Acesso otimizado

A persiana na traseira roda sobre si própria, abrindo o Estafette a toda a sua altura. Como não tem porta traseira nem portas basculantes, não é necessário qualquer espaço livre atrás (embora um grande degrau se abra automaticamente sempre que se abre a persiana).

O veículo pode, por exemplo, fazer marcha-atrás até uma doca para facilitar o carregamento.. A persiana é utilizada exclusivamente para a carga e a porta deslizante ao longo do pavimento é utilizada apenas para a descarga, para uma total segurança do condutor.

O design exterior foi idealizado para que se altere a forma como as “pessoas vêem os comerciais ligeiros nas cidades, aplicando e adaptando o mesmo conceito interior e exterior em toda a gama”, afirma Sandeep Bhambra, Responsável de Design, Design Avançado e Concept Cars, da Ampere. “Estes deixarão de ser formas anónimas: serão cativantes, expressivos e apresentarão cores pop apelativas,” sublinha.

Os primeiros comerciais elétricos da joint-venture Flexis deverão deixar a linha de montagem da fábrica de Sandouville, onde é produzido a Trafic, em 2026.

"Estamos muito entusiasmados por ajudar a concretizar a visão que o Grupo Renault e os seus parceiros, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM, conceberam para revolucionar a logística urbana, para tornar as operações mais sustentáveis, mais seguras, mais amigas da cidade, do condutor e da vizinhança”, refere Philippe Divry, CEO da Flexis SAS.

“O Estafette Concept é o primeiro exemplo do que serão os veículos comerciais ligeiros elétricos de amanhã: concebidos para circular nas cidades, compactos, conectados e construídos para serviços de entrega totalmente sustentáveis”, salienta.

O Renault Estafette Concept foi apresentado ao público no IAA Transportation 2024, em Hannover.