Com uma imagem que se aproxima de um crossover, o novo Renault Espace já se encontra em comercialização em Portugal, em dois níveis de equipamento, três motorizações e preços a partir de 49.950 euros.
O monovolume de grandes dimensões da Renault acaba de entrar na sua quinta geração, mas agora adota um estilo exterior que se aproxima de um crossover, mas o habitáculo continua a oferecer o espaço que sempre caraterizou o Espace, incluindo os sete lugares individuais.
Com um comprimento exterior de 4,87 metros e mais de 16 centímetros de altura ao solo, o Espace apresenta um design arrojado, mas elegante e sofisticado. Entre as principais novidades de estilo destacam-se os faróis LED Matrix Vision, a grelha dianteira inferior, os pára-choques dianteiro e traseiro, as saídas de escape e as jantes em liga leve.
O interior, por sua vez, é inspirado no universo da aeronáutica, ofertando sete lugares em classe executiva. Todos os bancos são individuais e os dois assentos da última fila podem ser recolhidos para o interior do piso, de modo a proporcionar um espaço plano para bagagens que pode atingir os 2201 litros nesta configuração.
Essa operação pode ser realizada com um único toque, através do sistema Renault EASY LINK ou a partir do porta-bagagens, graças à modularidade One-Touch, uma funcionalidade que permite rebater, individualmente, os bancos da segunda e terceira fila.
Interior inspirado na aeronáutica
O habitáculo do novo Espace diferencia-se do anterior por oferecer um novo ecrã TFT de 10,2 polegadas com replicação da navegação (complementado por um sistema Head-up Display) e o novo sistema EASY LINK de 9,3 polegadas, fazendo jus a outra das caraterísticas históricas do modelo: um concentrado de tecnologia.
O novo Espace disponibiliza ainda o ecossistema Renault EASY CONNECT que reúne um universo de aplicações (como o MY Renault), o novo sistema multimédia Renault EASY LINK e serviços conectados, como as atualizações automáticas e a gestão do veículo à distância.
No capítulo mecânico, o Espace pode receber um motor a gasolina de 1,8 litros com 225 cv ou um bloco diesel de 2,0 litros, proposto em níveis de potência de 160 cv e 200 cv.
Para auxiliar a condução, este modelo conta com o sistema de quatro rodas direcionais 4Control. Até uma velocidade de 50 km/h, as rodas dianteiras viram no sentido oposto ao das dianteiras, para que o diâmetro de viragem de 11,1 metros rivalize com um citadino.
LEIA TAMBÉM
Renault Espace está mais sofisticado
Acima dos 50 km/h, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as dianteiras, contribuindo para o aumento da aderência e da segurança num veículo que pode ultrapassar um peso em vazio de 1,8 toneladas.
Assistência à condução
O Espace recebe ainda os mais recentes sistemas de assistência à condução que permitem oferecer um nível 2 de condução autónoma.
Entre os vários dispositivos destaque para o sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, o Advanced Park Assist, o alerta de obstáculo traseiro, sistema de travagem de emergência ativa (AEBS) que agora também integra o sistema de deteção de peões.
O condutor do novo Espace pode beneficiar ainda do auxílio do sistema de alerta de transposição involuntária de via ou dos alertas de sonolência, de ângulo morto e de excesso de velocidade, com reconhecimento dos sinais de trânsito.
O novo Renault Espace já está em comercialização em Portugal, com dois níveis de equipamento, Intens e Initiale Paris. A versão a gasolina com motor TCe 225 EDC FAP é proposta a partir de 49.950 euros, enquanto o diesel Blue dCi 160 EDC tem um preço de venda ao público a partir de 50.500 euros.