A Renault revelou o novo Espace que abandonou em definitivo a carroçaria monovolume, sendo agora assumidamente um SUV. Baseado na mesma plataforma do Austral estará disponível em versões de cinco e sete lugares, e motorização híbrida E-Tech.
Se a geração anterior do Espace já tinha deixado de ter uma imagem de monovolume clássico para se aproximar de um crossover, a nova assume-se como um verdadeiro SUV, que estará disponível em versões de cinco e sete lugares.
A sexta geração do Renault Espace partilha a plataforma CMF-CD com o Austral e, segundo a marca francesa, este modelo distingue-se por ser o mais espaçoso de toda a sua gama.
As dimensões exteriores são menores do que o seu antecessor e também pesa menos 215 quilos. O estilo exterior carateriza-se por linhas elegantes e atléticas, com o nível de equipamento Esprit Alpine a adicionar um toque desportivo.
O interior recebe materiais sofisticados e as caraterísticas de topo de gama são sublinhadas pelo tecto panorâmico com mais de um metro quadrado de área, que é um dos maiores do mercado.
32 sistemas de assistência
A linha motriz integra uma unidade híbrida E-Tech de 200 cv que combina um baixo consumo de combustível - a marca anuncia 4,6 l/100 km - com uma elevada autonomia, que pode chegar aos 1100 km. A Renault adianta que a bateria não é recarregável externamente. Esta tecnologia possibilita emissões de 104 g/km.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Renault_Espace-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Renault_Espace-2023-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Renault_Espace-2023-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Renault_Espace-2023-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Renault_Espace-2023-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Renault_Espace-2023-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Renault_Espace_001.jpg]O novo Espace, que se manteve fiel aos genes das cinco gerações anteriores, recebe os mais recentes sistemas de assistência à condução, num total de 32. Entre eles destacam-se o MULTI-SENSE e o 4CONTROL Advanced, o sistema de quatro rodas direccionais da Renault.
LEIA TAMBÉM
Recorde a Espace F1 num Ensaio de Alain Prost
"O novo Espace é um automóvel importante para garantir e confirmar a nossa ascensão no mercado. Retém o ADN das cinco gerações anteriores, através do seu posicionamento topo de gama, do conforto, da habitabilidade e da sua luminosidade," sublinha Fabrice Cambolive, CEO da Renault.
As encomendas do novo Espace arrancam no início da primavera de 2023.