O Renault Kadjar deixou de estar disponível com motor diesel no Reino Unido e o mesmo irá suceder ao Captur e ao Clio até ao final do ano. O Mégane continuará, assim, a ser o único modelo da marca com este tipo motorização em Terras de Sua Majestade. Será que esta tendência se vai estender à Europa Continental?
A Renault vai deixar de comercializar motorizações diesel em quase todos os modelos até final do ano, com uma única exceção: o Mégane continuará disponível com motor dCi.
O primeiro modelo a ser de ser proposto com motor diesel de quatro cilindros e 1,5 litros foi o SUV Kadjar. A única motorização disponível atualmente no mercado britânico é o propulsor sobrealimentado a gasolina de 1,3 litros com 138 cv.
O mesmo destino deverão ter os modelos Captur e Clio, que até final do ano deixarão de contar com motores diesel, embora ambos sejam agora propostos com motorizações híbridas.
Isto significa que o Mégane, nas versões berlina e break, passará a ser o único modelo da Renault com motor diesel disponível em Terras Sua Majestade.
Isto porque aquele motor foi sujeito a uma atualização para cumprir as normas de emissões Euro 6d e RDE2, que reduzem substancialmente os níveis permitidos de partículas e óxidos de azoto.
Normas de emissões penalizam motores diesel
Um número crescente de marcas têm vindo a reduzir a sua oferta de motores diesel na Europa nos últimos anos e as próprias vendas deste automóveis com este tipo de motorização tem vindo a diminuir.
Ainda na semana passada a Ford anunciou que ia deixar de disponibilizar motores diesel no Fiesta, enquanto a Mazda também divulgou que o Mazda 6 passará a contar apenas com motores a gasolina.
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A questão que resta saber é se esta tendência de diminuição da oferta de motorizações diesel de marcas como a Renault também se estender à Europa Continental, onde as vendas do diesel ainda continuam a representar uma fatia importante no "mix" de vendas.