Renault consolida liderança em Portugal

Em 2017 a Renault liderou as vendas em Portugal pelo 20º ano consecutivo, alcançando o melhor resultado desde há 28 anos, com uma quota de mercado (Grupo) de 17,4%. Para estes resultados contribuiu o bom desempenho da Dacia (que alcançou uma quota de 2,65%), e da Renault (14,5). Entre os elétricos a Renault garantiu mais de 46% das vendas. A Renault mantém em Portugal uma atividade intensa que nas vertentes comercial, industrial e mesmo financeira e em todas elas o ano de 2017 foi francamente positivo, com um volume de negócios da ordem dos 1,2 mil milhões de euros. No caso da fábrica de componentes de Cacia, que exporta a totalidade da produção para as linhas de montagem espalhadas pelo mundo (ocupa o 15º posto no ranking das empresas exportadoras), o ano passado foi o melhor de sempre, tendo sido produzidas 725 mil caixas de velocidades e mais de 1,6 milhões de bombas de óleo e outros componentes. Cacia assegura cerca de 1400 postos de trabalho diretos, tendo sido considerada, em 2015, a melhor empresa do género no universo Renault. Já para a RCI, o banco próprio do Grupo que presta serviços às marcas da Aliança (Renault, Dacia e Nissan), o ano passado foi também o melhor. Significativo é o facto de 70% dos Renault vendidos terem sido financiados pelo RCI que no ano passado concedeu um total de 337 milhões de euros em crédito. Já quanto à atividade comercial da Renault, levada a cabo através da rede de 49 concessionários, este foi o melhor ano desde 1989, alcançando o Grupo (Renault e Dacia) uma quota de mercado de 17,4%, com a marca francesa a assegurar 14,5% e a Dacia 2,65%. No que à Renault diz respeito, nos ligeiros de passageiro a marca liderou as vendas pelo 20º ano consecutivo, chamando a si uma fatia de mercado de 13,6%, ao vender mais de 30 mil automóveis. O Renault Clio foi o modelo mais vendido, pelo quinto ano consecutivo, o Megane ocupou o terceiro posto (líder no segmento) enquanto o Captur foi o quinto modelo mais vendido em Portugal (líder entre os pequenos SUV). Amplamente sublinhado pelos responsáveis da empresa é a clara liderança entre os veículos elétricos, com a Renault a garantir mais de 46% das vendas, com o Zoe a ocupar a liderança. Digno de registo foi, também, o desempenho no segmento dos veículos comerciais ligeiros, com a Renault a chamar a si uma quota de 19,2% das vendas. Os responsáveis da marca francesa garantem que os resultados conseguidos em 2017 são o resultado da imagem que a marca foi capaz de construir ao longo de quase quatro décadas, mas também da gama de produtos ajustada às preferências dos compradores portugueses. A solidez da rede de concessionários é outro dos fatores referido como fundamental. Quanto ao ano que agora se inicia surgirão novidades em diversas frentes mas o principal destaque vai para a chegada a marca Alpine que em breve começa a entregar as primeiras unidades A 110, através do concessionário Renault Chelas, onde existe já um espaço dedicado. E 2018 promete ser um ano em que as performances vão estar em foco, pois outro dos grandes destaques do ano vai ser a chegada do novo Mégane RS.