Renault. Novos Clio e Captur também já têm variantes Bi-Fuel

Depois da gasolina e do Diesel, e das variantes híbridas e-Tech, a Renault acaba de acrescentar às gamas Clio e Captur, o Bi-Fuel. A partir de 18.610€

Depois dos motores de combustão a gasolina e Diesel, e das variantes híbridas e-Tech, a Renault acaba de acrescentar mais uma opção de motorização, nas gamas Clio e Captur: o Bi-Fuel. Preços a partir de 18.610€, no caso do novo Clio.

Na base destas novas versões Bi-Fuel da Renault, o mesmo e novo três cilindros 1,0 litros de 100 cv de potência e 160 Nm de binário, comercialmente conhecido como TCe 100. Aqui, associado a uma caixa manual de cinco velocidades.

LEIA TAMBÉM
Novo Renault Captur chega em janeiro

Mesmo sem revelar dados relativos às prestações, o TCe 100 reivindica, ainda assim e mercê do recurso ao Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), imbatíveis custos de utilização, menores emissões de CO2, bem como desempenhos e prazer de condução em tudo idênticos à versão a gasolina equivalente.

Custos de utilização reduzidos a metade

De resto e falando de custos de aquisição e utilização, a Renault recorda que, estas versões Clio e Captur Bi-Fuel, não somente apresentam uma diferença de preços, na compra, de apenas 800€, face às versões equipadas com o mesmo motor a gasolina, como têm, ainda, um custo de utilização por quilómetro, significativamente mais baixo. Desde logo, por o preço do litro de GPL ser, sensivelmente, metade do valor praticado para a gasolina, e cerca de 40% mais baixo, que o preço do gasóleo.

Apenas 800€ mais caras que as respectivas versões correspondentes a gasolina, as versões Bi-Fuel do Clio e Captur acabam compensando esse custo acrescido, com custos de utilização mais baixos
Apenas 800€ mais caras que as respectivas versões correspondentes a gasolina, as versões Bi-Fuel do Clio e Captur acabam compensando esse custo acrescido, com custos de utilização mais baixos

Desta forma e para uma quilometragem anual de 20.000 km, realizada maioritariamente recorrendo ao GPL, a diminuição no custo do combustível ascende a quase 450€, quando comparado com o motor a gasolina com a mesma potência. Para o diesel, o valor necessário para percorrer a mesma quilometragem é praticamente o mesmo.

De resto e se a isto acrescentarmos os incentivos dados pela Renault, de 1.250€ na compra de um veículo Bi-Fuel, contra 1.000€ no caso de um modelo, isto abrigo do seu programa de abate para automóveis com mais de 12 anos, tal significará, também, que a diferença de preço entre o gasolina e o Bi-Fuel seja amortizado, praticamente, ao fim de um ano.

Recorrendo aos dois depósitos de combustível, para gasolina e GPL, o Renault Captur consegue uma autonomia superior a 1.000 km
Recorrendo aos dois depósitos de combustível, para gasolina e GPL, o Renault Captur consegue uma autonomia superior a 1.000 km

Segurança e versatilidade comprovadas

Igualmente destacada, é a questão da segurança, garantias e manutenção, estas duas últimas, nas propostas Bi-Fuel, em tudo idênticas às das versões a gasolina e Diesel, até porque se trata de uma solução de motorização montada de fábrica. A que não faltam sequer dispositivos de segurança, como as válvulas de retenção e segurança, limitador de enchimento a 80%, limitador de fluxo e electroválvula.

Importante referir ainda que, estas versões Bi-Fuel, conseguem funcionar, de forma indiferenciada, tanto a gasolina, como a GPL, com a mudança entre combustíveis a poder ser feita, quer de forma automática, quer pressionando o comutador que se encontra no habitáculo.

Disponível com dois níveis de equipamentos, Zen ou Exclusive, o Captur GPL não abdica do visual cativante
Disponível com dois níveis de equipamentos, Zen ou Exclusive, o Captur GPL não abdica do visual cativante

Em conjunto, os dois combustíveis, armazenados em depósitos distintos, garantem uma autonomia superior a 1.000 km. Sendo que, o abastecimento do depósito de GPL, não demora mais de dois minutos.

Preços a partir de 18.610€

Disponível apenas com um nível de equipamento, Intens, o Novo Renault Clio TCe 100 Bi-Fuel está já disponível nos concessionários oficiais da marca francesa em Portugal, com um preço a partir de 18.610€.

Já o Novo Renault Captur, proposto com os níveis de equipamento Zen e Exclusive, apresenta como preços base 20.790€ e 22.590€.