Projecto iniciado em abril último, na sequência de uma parceria entre a Renault Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal, a iniciativa "Mobilidade Urbana Sustentável" soma já quase 14.000 quilómetros percorridos por turistas, residentes e profissionais, em veículos elétricos da marca do losango. Sediados na aldeia histórica de Castelo Novo, esta pode bem ser a oportunidade do leitor conhecer as Aldeias Históricas de Portugal, com um veículo elétrico (EV) Renault...
Materializado através de uma frota de cinco veículos elétricos Renault, colocados à disposição de turistas, residentes e profissionais, que pretendam deslocar-se na aldeia histórica de Castelo Novo, o projecto "Mobilidade Urbana Sustentável" tem registado, até ao momento e segundo avança a marca automóvel francesa, um assinalável sucesso. Confirmado, desde logo, nos 13.829 quilómetros já feitos pelas viaturas de utilização gratuita.
De resto e segundo também apurou a Renault, em apenas cerca de dois meses e meio, ou seja, entre 15 de abril e 30 de junho, já utilizaram este serviço de transporte um total de 264 utilizadores. Sendo que, destes, 91 foram visitantes, 148 residentes e 25 profissionais.
Já que no diz respeito ao perfil dos visitantes, mais de 80 por cento foram portugueses, ao passo que os restantes eram originários dos Países Baixos, Espanha, Japão, Brasil e Alemanha.
LEIA TAMBÉM
Aldeia histórica. Renault implementa Mobilidade Elétrica em Castelo Rodrigo
Recordar que este é um serviço de transporte zero emissões gratuito que coloca à disposição dos interessados uma viatura elétrica Renault , a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.
Quatro modelos para descobrir as Aldeias Históricas
Conforme recorda a filial da marca francesa em Portugal, à disposição estão quatro modelos: Renault Twizy, Twingo Electric, Renault ZOE e o comercial Renault Kangoo Z.E.
Para poder utilizar qualquer um destes veículos, apenas é necessário fazer adesão ao serviço, de forma online, a partir do link https://aldeiashistoricasdeportugal.com/?serv=rentacar, e indicando quais as datas de recolha e devolução. Podendo, ainda, pedir transfer, no caso de não ter viatura própria ou preferir deixar o carro em casa.
Através do mesmo link, os interessados podem, ainda, planear a sua viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo também os locais de alojamento, os restaurantes e ainda várias outras actividades, como passeios pela Natureza ou visitas guiadas.
Finalmente e em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis ainda serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.