Turbo?! Renault recupera 5 Turbo como EV com 507 cv

Depois da Mini e da Abarth, entre outros construtores, eis que também a Renault decide fazer renascer um pequeno desportivo dos tempos áureos da combustão. Trata-se do “famoso” Renault 5 Turbo, que, com uma potência declarada acima dos 500 cv, só parece destoar na palavra Turbo… por ser elétrico!

Quase apetecer dizer que a indústria automóvel padece, atualmente, de uma forte crise de saudosismo!…

Primeiro, foi a Mini a recuperar a versão mais entusiasmaste do seu modelo (John Cooper Works), ainda que e neste caso, sem abdicar da combustão; depois, foi a Abarth que, mesmo após o Fiat 500 se tornado 100% elétrico, não prescindiu de fazer uma versão mais “racing”; agora, é a Renault que, conhecedora da extensa falange de admiradores que o saudoso Renault 5 Turbo ainda mantém, decidiu fazer renascer o modelo, para produção… como elétrico.

Depois de já ter ressuscitado a versão - digamos - standard, a marca do losango apresenta agora o novo 5 Turbo, que, apesar de, de “Turbo” apenas ter o nome (onde é que nós já vimos isto, Porsche?…), promete não deixar em mãos alheias as promessas de adrenalina; entregue de forma silenciosa ou fabricada artificialmente, é certo, mas, ainda assim, com predicados capazes de causar respeito!

Com passagem à produção desde já confirmada, o novo Renault 5 Turbo anuncia-se ao mercado, não com o tradicional quatro cilindros em posição central, mas com um par de motores elétricos. Os quais, ao contrário da versão original, que debitava qualquer coisa como 162 cv, prometem, agora e em conjunto, qualquer coisa como 507 cv; valor que também significa, quando comparado com a versão standard, um aumento de 355 cv no poder de fogo!

Mais rápido que um Model 3 Performance!

Por outro lado e embora a marca francesa nada anuncie quanto ao binário, assumido está já que este R5 Turbo será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3 segundos, máximo. Tempo que, diga-se, deixa para trás rivais elétricos como o Model 3 Performance (3,1s) e coloca o compacto francês ao mesmo nível de propostas de outro estatuto, como, por exemplo, o híbrido McLaren Artura.

Também ao contrário da versão standard do R5, anunciado como um desportivo de tracção traseira, o Renault 5 Turbo conta, ainda, com uma “superestrutura em carbono”, descrita como “leve e extremamente rígida”, embora a marca francesa não avance qualquer peso para esta nova criação. Como tal e embora apenas como referência, vale a pena recordar que o “irmão” Alpine A290 anuncia um peso ligeiramente abaixo dos 1500 kg (1.479 kg).

Finalmente e quanto aos aspectos estéticos e de aerodinâmica, o R5 Turbo apresenta uma imagem exterior fortemente musculada e agressiva, em que a configuração de cinco portas do modelo standard deu lugar a um mais desportivo três portas, acrescido de para-lamas assumidamente salientes, numa clara alusão à versão da década de 80… a combustão.

Na ligação ao solo, enormes jantes de 20 polegadas, com borrachas de dimensões distintas nos eixos dianteiro e traseiro - à frente, pneus 245/35 ZR20, enquanto, atrás, a escolha “cresce” para 275/35 ZR20.

Aproveite para esperar… e poupar!

Aos interessados neste novo Renault 5 Turbo, resta começarem a fazer contas (tudo indica que não será barato) e aguardarem pacientemente pela chegada do modelo. Algo que, no entanto, só está previsto lá mais para 2026.

Seja como for, tudo se conjuga para que valha a espera… e o investimento.