Depois dos teasers, a Renault apresentou, no Salão Automóvel de Paris, em França, aquilo que será a 4L dos tempos modernos - o Renault 4EVER Trophy. Para já, apenas como concept, mas também com a certeza de que antevê um futuro segmento B 100% elétrico, de abordagem aventureira e design retro. Já para 2025.
Ainda hoje apontado como um dos modelos que marcou a história da marca do losango, o Renault 4L está, agora, de regresso. Para já, apenas na forma de concept 100% elétrico, mas também com a garantia de que dará origem, no futuro, a um modelo de produção, que chegará ao mercado em 2025.
Materializado num concept com o qual a Renault procura assinalar, igualmente, os 25 anos da realização do rali humanitário que ficou conhecido como 4L Trophy, objectivo que também explica a estética claramente offroad, o Renault 4EVER Trophy vai buscar elementos que fizeram parte da identidade visual da 4L original, como é o caso da grelha frontal preta a integrar os faróis, a forma dos pára-choques dianteiros, as janelas laterais trapezoidais, a traseira angulosa e até mesmo os farolins traseiros em forma de cápsula, atribuindo-lhes, no entanto, de um ar retro.
A demonstrar este esforços, as ópticas Matrix LED de imagem tipo pixel, as pegas das portas destacáveis, as câmaras laterais a substituírem os retrovisores exteriores e até mesmo os pilares mais finos, acrescidos de um tejadilho num tom mais escuro que o Gun Metal Silver que embeleza a carroçaria. Na qual não falta as várias protecções em plástico, ainda assim, já bem mais usuais que, por exemplo, a grande entrada de ar no capot e que, segundo a marca francesa, melhora a eficiência do radiador.
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E porque se trata de uma proposta capaz de enfrentar os terrenos e pisos mais difíceis, jantes de 19" e design futurista, com pneus offroad e compressores integrados, a permitirem alterar a pressão dos pneus consoante as necessidades do momento, além de uma suspensão reforçada a garantir uma altura ao solo de 200 mm.
Argumentos a que junta, ainda, um reforço da parte inferior da carroçaria, como forma de proteger a bateria de quaisquer embates, enquanto, no topo do tejadilho, um suporte para bagagens em fibra de carbono, onde, além de iluminação extra em LED, surge um pneu sobressalente, uma pá e placas para conseguir sair de pisos mais arenosos.
Um B-SUV de base CMF-BEV
Quanto a dimensões, o Renault 4EVER Trophy anuncia um comprimento de 4,160 m, valor que o faz 68 mm mais curto que um Captur, além de anunciar uma largura de 1,950, 1,900 m de altura e 2,570 m de distância entre eixos. Ou seja, um verdadeiro B-SUV.
Quanto à bateria que dá apoio ao trem de força elétrico, a Renault não divulga quaisquer detalhes, tal como revela dados sobre o sistema de propulsão. Avançando apenas que a versão de produção basear-se-á numa variante mais comprida da arquitectura CMF-BEV e que será produzida no hub ElectriCity localizado no norte de França.
De resto, a mesma plataforma modular também servirá de base ao citadino Renault 5, à variante mais desportiva A5 da Alpine e ao futuro Nissan Micra.
À procura (também) do sucesso de outrora
A terminar, recordar apenas que o Renault 4L original vendeu mais de oito milhões de unidades em 100 países onde foi comercializado ao longo de cerca de três décadas (de 1961 a 1992). Sucesso que marca do losango espera agora conseguir replicar, com este R4 para o século XXI.
De resto e a par de uma versão tipo 4L, o modelo de produção contará ainda uma variante LCV inspirada no Renault 4 Fourgonette e que o fabricante já deixou no ar, aquando do lançamento do teaser oficial, em 2021.