Crossover compacto. Renault 4ever chega em 2025 com ambições premium

Agendado para 2025, o Renault 4ever será um crossover compacto, com a mesma base do 5 EV, mas com um posicionamento mais premium.

Agendado para 2025, o Renault 4ever anuncia-se como uma das próximas novidades 100% elétricas da marca do losango, embora com um posicionamento quase antagónico face ao histórico 4L e, inclusivamente, superior ao do 5 EV. Afinal, trata-se de um crossover compacto, de aspirações desportivas, e, ainda por cima, com ambições premium... além de preço a condizer.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, o futuro Renault 4ever basear-se-á na mesma nova plataforma CMF-BEV a utilizar pelo 5 EV, até porque os dois carros terão dimensões muito semelhantes. Ainda que, depois e em termos de preços, o caso seja substancialmente diferente, especialmente depois dos responsáveis da Renault terem assumido o compromisso de vender o 5 EV com preços entre os 21.500 e os 24.500 Euros.

Quanto ao ressurgimento do Renault 4, a intenção foi divulgada pelo novo CEO da marca francesa, Luca de Meo, o qual integrou o modelo, que na sua versão original foi comercializado entre 1961 e 1994, no objectivo anunciado de chegar a 2030, com os EV a representarem mais de 90% das vendas do construtor.

A imagem do futuro 4ever, segundo o desenho de patente apresentado
A imagem do futuro 4ever, segundo o desenho de patente apresentado

Ainda de acordo com a Autocar, as diferenças entre o 5 EV e o 4ever notar-se-ão, desde logo, no posicionamento, com o primeiro a assumir-se como um pequeno hatchback desportivo, ao passo que o 4ever será um crossover compacto. Sendo que, tal como o 5, também este último adoptará, segundo o director de design Gilles Vidal, uma estética "retro-moderna", com o objectivo declarado de causar maior sex-appeal e, consequentemente, gerar maiores margens de lucro.

LEIA TAMBÉM
Renaulution. A Revolução na Renault

Aliás, o próprio Luca de Meo recordou, em declarações proferidas no Salão Automóvel de Munique, esta semana, que, "aprendemos muito por sermos os primeiros a comercializar na Europa um carro elétrico, mas foram lições caras". Pelo que, "esses carros [Renault 5 EV e Renault 4ever] devem dar lucro."

Com a ambição de lançar 10 novos veículos elétricos no mercado, até 2025, a Renault também recorda que estes dois modelos beneficiarão das novas soluções de bateria e motor elétrico que tem vindo a ser desenvolvida pelo grupo e que, acreditam os seus responsáveis, contribuirá para reduzir os custos de produção dos EV. No caso do 5 EV, em 33%, face àquele que é o custo do actual Renault Zoe.

Renault 5 EV Concept
Renault 5 EV Concept

Entretanto e também como forma de escalar os custos de produção, a Renault anunciou que, também a Alpine, terá o seu primeiro EV em 2024, muito provavelmente baseado na plataforma CMF-BEV. A qual servirá ainda para dar origem a um novo comercial ligeiro com o emblema da Renault. Cujas imagens entretanto surgidas, fazem pensar que poderá ter um design semelhante ao da icónica Renault 4 Fourgonnette.

Quanto ao Zoe, de Meo confirmou já que o modelo terminará o seu ciclo de vida em 2024, não se sabendo, contudo, se virá a conhecer um sucessor directo. Ou se, pelo contrário, dará o seu lugar a 5 EV e a 4ever...