O 69º Global Automotive Colour Popularity Report da Axalta revela que apesar do branco ser a cor mais escolhida no mundo, é o cinzento que lidera as preferências na Europa.
Desde 1953 que a Axalta tem vindo a acompanhar as tendências na pintura automóvel a nível global, através do Global Automotive Colour Popularity Report. E, em jeito de balanço a 2021, a especialista em pintura automóvel revelou no início de janeiro as cores mais escolhidas durante o último ano para os veículos novos. Nos dados obtidos, sobressai imediatamente que os tons neutros continuam a ser a nota dominante, com o branco, preto e cinzento a representarem praticamente ¾ das preferências.
A nível mundial, 35% dos novos automóveis saem das linhas de produção pintados de branco, sendo que 21% deles apresentam tons sólidos enquanto os restantes 14% revelam um acabamento perolado. Na lista das preferências surgem depois empatados, com 19%, o cinzento e o preto.
Entre as restantes cores é o prateado que sobressai nas preferências, escolhido por 9% dos condutores, seguido de muito perto pelo azul, que decora 8% das viaturas adquiridas em 2021 no planeta. Segue-se depois o vermelho (5% das escolhas), os castanhos e beges (3%) e depois os carros verdes, amarelos ou com outro tom, a representar cada um cerca de 1% do mercado.
Cinzento domina na Europa
Apesar do branco manter a liderança global desde 2011, esta cor teve uma quebra na procura de 3%, enquanto em sentido inverso se regista um crescimento do apelo dos tons cinza, impulsionado principalmente pelo mercado europeu. O nosso continente é, aliás, o único onde o branco não é a cor mais escolhida para os novos automóveis.
Os automobilistas do Velho Continente optam em primeiro lugar pelo cinzento, tom escolhido para 27% dos automóveis (+2% em que em 2020), à frente dos 23% de carros brancos e 22% de cor preta. E no pódio das cores vivas temos o azul (11%), prateados (8%) e vermelhos (5%).
LEIA TAMBÉM
Axalta e Mercedes-Benz desenvolvem soluções de pintura para veículos autónomos
Este domínio é justificado pela escolha dos cinzas como cor predileta nos novos compactos e desportivos (30%), e nos Monovolumes (33%), enquanto o branco continua a ser o mais escolhido nas carrinhas e SUV de grande porte. Já para as berlinas e os SUV de luxo é a "cor do executivo", o preto, a dominar as preferências.
A Axalta espera, no entanto, que surjam novidades nas próximas edições do Global Automotive Colour Popularity Report, quando o mercado automóvel voltar a estabilizar e recuperar do impacto da Covid, da escassez de semicondutores e falhas na restante cadeia de abastecimento. Isso mesmo afirma Nancy Lockhart, Global Product Manager da Axalta, que, na análise a este estudo anual da empresa, afirmou que "a procura dos consumidores deverá anunciar novas tendências no próximo Global Automotive Colour Popularity Report".