O Governo do Reino Unido anunciou um roteiro para a circulação de veículos com condução autónoma a partir de 2025, incluindo legislação e financiamento. Quanto a Portugal, a introdução desta tecnologia só deverá ocorrer depois dessa data e se tudo correr bem.
O Reino Unido anunciou o seu roteiro para a introdução de veículos autónomos nas suas estradas a partir de 2025, que prevê a implementação de uma nova legislação e um financiamento superior a 117 milhões de euros (100 milhões de libras).
Em comunicado, o executivo britânico referiu que pretendia aproveitar as oportunidades do mercado emergente de veículos autónomos, que tem um valor estimado de aproximadamente 50 milhões de euros e um potencial para 38 mil novos empregos.
"Queremos que o Reino Unido esteja na vanguarda do desenvolvimento e utilização desta tecnologia fantástica e é por isso que estamos a investir milhões na investigação vital para a segurança e a implementar uma legislação que assegure que obtemos todos os benefícios que esta tecnologia promete", declarou o ministro dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps.
Embora alguns veículos com funções autónomas possam ser autorizados a circular nas estradas principais do Reino Unido, o recente anúncio também definiu o roteiro para uma implementação mais alargada, incluindo para transportes públicos e veículos de distribuição.
"A legislação vai determinar que os construtores são responsáveis pelas ações do veículos quando estão em condução autónoma, o que significa que o condutor humano não será responsabilizado por incidentes relacionados com a condução enquanto o veículo estiver no controlo da condução", sublinhou o governante.
Em Portugal nunca antes de 2025
Quanto a Portugal, a introdução de veículos autónomos nunca deverá acontecer antes de 2025 e deverá atingir o seu pico em 2050, afirmou recentemente João Santos, co-coordenador do projecto V2X da Bosch Car Multimedia em Braga, numa entrevista à agência Lusa.
"É preciso ter em conta que é necessário haver uma infraestrutura de quinta geração (5G) montada, sublinhou o responsável da multinacional germânico. O 5G arrancou em 2021 e está previsto que 70% do território nacional esteja coberto em 2023 e 90% em 2025.
"Se juntarmos a isso certas iniciativas de países da União Europeia (UE), o projeto Vision Zero da Finlândia por exemplo, que permite reduzir para quase zero o número de acidentes ou feridos graves nas estradas, podemos dizer que devemos começar a ver o início dos carros autónomos a partir de 2025 e atingir o seu pico em 2050", prevê João Santos.
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A Bosch está a participar no projeto "Easy Ride" em parceria com a Universidade do Minho, que tem elevado foco com a tecnologia 5G.
O projeto 'Easy Ride' contempla cinco subprojetos, onde se inclui o 'Vehicle to X Communication' (V2X), que representa toda a conectividade necessária para atingir a condução autónoma e reduzir quase para zero o número de fatalidades e feridos em acidentes rodoviários.