Reino Unido vai antecipar fim da venda de carros com motores de combustão

Depois de ter apontado 2040 como o ano a partir do qual deixarão de ser vendidos carros novos a gasolina e gasóleo, o Reino Unido antecipou a medida.

Depois de ter apontado 2040 como o ano a partir do qual passará a ser proibido a venda de carros novos a gasolina e gasóleo, o Reino Unido acaba de repensar a decisão; mas, apenas, para antecipar em cinco anos a implementação da medida!

O anúncio foi feito na sequência da última Conferência pelo Clima das Nações Unidas, após a qual o Reino Unido informou que, havia decidido antecipar, para 2035, a aplicação da proibição de comercialização de automóveis novos, que utilizem combustíveis fósseis.

Contudo e ao contrário do que acontecia na regulamentação inicial, a qual estipulava 2040 como a data-limite, a proibição agora anunciada, passa a incluir igualmente os híbridos!

LEIA TAMBÉM
VOLKSWAGEN REDUZ 80% EMISSÕES DE NOX

Atraso ainda é admitido

Ainda assim, importa também referir que a nova medida também admite a possibilidade da entrada em vigor proibição poder avançar no tempo, caso a transição dos consumidores para o Veículo Elétrico ainda não estiver concluída.

Londres é uma das cidades no Reino Unido onde já vigoram fortes limites à circulação de veículos com motores de combustão
Londres é uma das cidades no Reino Unido onde já vigoram fortes limites à circulação de veículos com motores de combustão

A par desta proibição, que o governo britânico sustenta nas cerca de 40 mil mortes prematuras, resultantes dos mais variados tipos de poluição, o Executivo criou ainda um fundo de 255 milhões de libras.

LEIA TAMBÉM
O que os portugueses pensam dos veículos elétricos

Com esta verba, o Governo pretende encorajar os próprios municípios, a taxarem mais fortemente as emissões, promovendo, igualmente, uma maior utilização dos transportes públicos, além de uma maior discriminação nos veículos com motores de combustão.