Numa altura em que a Inteligência Artificial começa a fazer parte da realidade automóvel, as redes neurais surgem como o último e definitivo passo, capaz de dotar os veículos, inclusivamente, da capacidade de aprendizagem e adaptação a diferentes contextos. Conheça a sua importância!
As redes neurais são algoritmos de aprendizagem automática que foram criadas com base no cérebro humano, as quais encontraram uma valiosa aplicação na otimização dos sistemas de automóveis elétricos.
Ao gerir a energia e os seus recursos, incluída a carga dos veículos, o armazenamento de energia e a gestão da procura, as redes neurais oferecem várias vantagens.
Entre elas destaque para a sua capacidade de aprendizagem e adaptação a diferentes contextos, o que é crucial no ambiente dinâmico dos sistemas dos automóveis elétricos. Factores como a procura de energia, as condições meteorológicas e os preços da eletricidade mudam ao longo do tempo, sendo, por isso, necessário que as técnicas de otimização sejam flexíveis e atualizáveis.
As redes neurais têm esta capacidade de adaptação, permitindo aos sistemas dos automóveis elétricos alocar recursos de forma eficiente e maximizar o seu rendimento global.
Com os seus neurónios interconectados e a sua capacidade de aprendizagem a partir de dados de treino, as redes neurais oferecem uma potente solução para otimizar os complexos requisitos de gestão energética dos sistemas dos automóveis elétricos.
Redes neuronais nos elétricos
Vários estudos vieram demonstrar que as redes neuronais parecerem ser muito prometedoras. Um deles, conduzido pela Universidade de Sevilha, procurou perceber como a utilização de uma rede neuronal pode otimizar a carga dos automóveis elétricos num sistema de armazenamento de energia. Os resultados foram impressionantes: a rede neuronal conseguiu reduzir em 20% o custo da eletricidade.
LEIA TAMBÉM
Modo trifásico. Conheça as principais vantagens e inconvenientes
Outro estudo, realizado pela Universidade da Califórnia em Berkeley, utilizou uma rede neuronal para gerir a procura de energia dos veículos elétricos dentro de um sistema da rede elétrica. A rede neuronal baixou eficazmente a pressão sobre a rede elétrica em 15%, o que revela o seu potencial para melhorar a eficiência energética.
Ao reduzir os custos energéticos, melhorar a eficiência energética e aliviar a pressão sobre a rede elétrica, as redes neuronais apresentam várias vantagens aos proprietários de veículos elétricos e ao ecossistema energético.