Recaro, BBS… Fornecedores de referência em risco de fechar

Outrora reconhecidos e valorizados, fabricantes de equipamentos como a Recaro ou a BBS estão agora em vias de desaparecer, devido a falência

Outrora reconhecidos e valorizados como fornecedores de referência em termos de equipamento (também) automóvel, empresas como o fabricante de bancos Recaro ou de jantes como a BBS atravessam, atualmente, dificuldades profundas. Tanto, que são já vários os que decidiram avançar com pedidos de falência!

A notícia mais recente sobre este tema foi avançada pela alemã Automobilwoche, ao revelar que, aquele que é um dos mais importantes fabricantes de bancos, a Recaro, reconhecida pela qualidade dos seus produtos, não apenas para o setor automóvel, como também para a aviação e até uso empresarial, acaba de dar entrada com um pedido de falência.

Segundo a publicação, o pedido foi entregue junto do Tribunal Distrital de Esslingen, na Alemanha, com o sindicato IG Metal, que a exemplo os trabalhadores terá sido apanhado completamente desprevenido, a recordar que, "o que esta decisão significa para os 215 colaboradores da Recaro Automotive Gmhb, ainda não é claro".

De resto e segundo refere o site Motor1, também a comissão de trabalhadores veio já manifestar o seu desapontamento com a decisão da administração, defendendo que foram os trabalhadores que ajudaram a manter a empresa economicamente estável, ao adiar e até renunciar ao aumento de salários.

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Ainda de acordo com a Automobilwoche, o pedido de falência, que foi tornado público pelo tribunal no passado dia 29 de julho, aplica-se apenas à Recaro Automotive. O que significa que outras divisões da empresa, mais direccionadas para o fabrico de cadeiras para aeronaves, escritório, jogos e para bebés, não deverão ser afectadas; pelo menos, por enquanto.

BBS também em dificuldades

A Recaro não é, contudo, o único fornecedor de equipamento para automóveis a passar por dificuldades, pois, também o fabricante de jantes BBS apresentou, entretanto, um pedido de insolvência, junto do Tribunal da cidade alemã de Rottweil, na região administrativa de Friburgo.

Segundo a Motor1, a BBS já não terá conseguido pagar os salários de maio e junho aos seus trabalhadores, caindo, mais uma vez, na iminência de fechar portas. Algo que, recorde-se, já esteve perto de acontecer, por diversas vezes, ao longo das últimas décadas - em 2007, 2010, 2020 e 2023.

Foto: BBS
Foto: BBS

Entretanto e pouco antes de apresentar o pedido de insolvência, a BBS Automotive GmbH foi adquirida pela ISH Management Services, com a garantia, da parte dos novos proprietários, de que "nunca iremos desiludir as pessoas que trilharam este caminho connosco. Nunca desistiremos da BBS, que para nós é uma das maiores marcas alemãs no mundo. Temos um plano e estamos determinados a implementá-lo".

A revista alemã Auto Motor und Sport revelou, entretanto, que os novos donos terão concluído um acordo de transferência da marca e dos direitos de distribuição, em junho de 2024. Situação cujos contornos e finalidade não são ainda conhecidos.

Vale a pena recordar que além da forte presença no pós-venda, com uma oferta de produtos extensa e reconhecida, a BBS foi a fornecedora, durante muitos anos, de marcas automóveis como a Porsche, a BMW ou a Mercedes-Benz, entre outras, com o propósito de equipar, com as suas jantes, os modelos mais desportivos.