E não é a única surpresa! Toyota RAV4 foi o carro mais vendido em 2022

O Toyota RAV4 concluiu o ano de 2022 como o modelo automóvel mais vendido em todo o mundo, pode ler-se no relatório anual da JATO Dynamics.

Num ano ainda impactado pela pandemia de COVID-19, além de a sofrer os primeiros efeitos da guerra na Ucrânia, a Toyota conseguiu fazer do seu SUV RAV4, o modelo mais vendido a nível global, em 2022. Isto, ao mesmo tempo que, entre os elétricos a bateria, a liderança já foi chinesa...

As conclusões são da inglesa JATO Dynamics, uma das empresas líder em termos de estudos de mercado automóvel, cujo relatório anual sobre as vendas de automóveis, a nível global, acaba de ser divulgado.

Segundo este mesmo relatório, o ano transacto terminou com um total de 79,4 milhões de automóveis novos vendidos em todo o planeta. Número que, acrescente-se, representa uma queda de quase dois por cento face a 2021, fruto das descidas em mercados importantes como a América do Norte, Europa e China.

O Toyota RAV4 foi o modelo mais vendido no mundo, em 2022
O Toyota RAV4 foi o modelo mais vendido no mundo, em 2022

Ainda assim e graças a um crescimento idêntico em mercados emergentes como a Índia, o Médio Oriente, o Sudoeste Asiático e África, estas quedas acabaram fortemente atenuadas e, até mesmo, quase anuladas.

Já quanto a modelos, nota de destaque, neste novo relatório anual, para excelente prestação conseguida pela japonesa Toyota Motor Corporation, que colocou, não um, mas dois modelos, nos três primeiros lugares da lista de automóveis mais vendidos: em primeiro lugar, com mais de um milhão de unidades entregues a clientes, 43% das quais nos EUA e Canadá, surge o RAV4, ao passo que, no segundo, lugar, com cerca de 992.000 unidades vendidas, ficou o Corolla.

LEIA TAMBÉM
Com chineses a subir. Americanos vencem na Europa em 2022

Já no terceiro lugar, ficou o primeiro modelo 100% elétrico, o norte-americano Tesla Model Y, com 747.000 automóveis entregues.

Toyota líder (também) entre os construtores

Fruto, igualmente, destes resultados, o primeiro lugar, para a Toyota, também entre os construtores, com a marca nipónica a ser responsável por 13 em cada 100 veículos novos entregues, em 2022. Número que também representa um aumento de 0,3% face ao registo obtido pelo fabricante em 2021, com a China a assumir o papel de mercado de maior peso, à frente dos EUA e do Japão.

Graças também ao sucesso do Corolla, a Toyota manteve-se no topo da lista dos construtores que mais automóveis venderam, no ano transacto, a nível global
Graças também ao sucesso do Corolla, a Toyota manteve-se no topo da lista dos construtores que mais automóveis venderam, no ano transacto, a nível global

Quanto ao segundo lugar, ficou na posse do maior fabricante automóvel europeu, o Grupo Volkswagen, mesmo com uma queda de 10% nas vendas, face a 2021.

Finalmente e no terceiro posto, ficaram os sul-coreanos da Hyundai-Kia, logo seguidos da ítalo-franco-americana Stellantis e da norte-americana General Motors.

Ainda entre os fabricantes automóveis, nota para a prestação da chinesa BYD, que fechou o ano de 2022 como o construtor que mais cresceu, ao conquistar mais 1,5 por cento do mercado global, passando, assim, a deter uma quota de 2,42 por cento.

Hoje em dia o maior fabricante de veículos elétricos a bateria, a BYD acaba de entrar em Portugal, através da Salvador Caetano
Hoje em dia o maior fabricante de veículos elétricos a bateria, a BYD acaba de entrar em Portugal, através da Salvador Caetano

BYD lidera num mercado EV em crescimento

A BYD foi, igualmente, quem mais veículos elétricos a bateria (EV) vendeu, isto num mercado EV que representou um total de 7,37 milhões de veículos, ou seja, mais 2,9 milhões do que em 2021.

De resto e ainda segundo o relatório da JATO Dynamics, os veículos elétricos a bateria já representam 9,3% do mercado automóvel global.