Numa altura em que a indústria automóvel atravessa uma das suas mais graves crises, a Toyota acaba de receber uma boa notícia: o fabricante japonês mantém-se como a marca automóvel mais valiosa, de acordo com o último ranking BrandZ. O qual, diga-se, integra apenas três construtores automóveis, entre as 100 marcas mais valiosas.
Posicionada, em termos gerais, apenas na 48 posição deste ranking relativo a 2020, a verdade é que, nem mesmo uma redução de 3% no valor, comparativamente a 2019, fizeram a Toyota perder o título de marca automóvel mais valiosa. Relegando, assim, para os lugares mais baixos do pódio exclusivamente automóvel, a Mercedes, segunda classificada, e a BMW, terceira.
De resto e ainda sobre estas duas marcas europeias, importa referir, ainda, que a marca da estrela surge no 56.º posto da classificação geral, ao passo que a BMW, é 61.ª classificada. Posições que, no caso da Mercedes, significa uma queda de 9 posições face a 2019, enquanto, o emblema de Munique, registou uma descida ainda mais acentuada: 12 lugares.
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"Desde 2008 que a sector automóvel tem vindo a perder valor, e essa tendência ainda não foi alterada", afirmou, em declarações à Automotive News Europe, o director de Global BrandZ Strategy, Graham Staplehurst. Acrescentando que, "é algo muito diferente daquilo que acontece noutros sectores, como é o caso, por exemplo, do sector do luxo, o qual, depois de uma queda acentuada, conseguiu iniciar a retoma".
Ainda sobre as marcas automóveis que fazem parte deste estudo, destaque para a saída da Ford e da Honda, do lote das 100 marcas mais valiosas, resultado de uma perda de valor de 10 e 15 por cento, respectivamente, face a 2019.
Pelo contrário, a única marca automóvel a registar um aumento de valor, em 2020, foi a Tesla, cuja valorização subiu 15%, para os 1,35 mil milhões de dólares. Mas que, ainda assim, não foi suficiente para elevar a marca fundada por Elon Musk ao Top 100 do ranking BrandZ.
Ainda assim e na opinião de Guillaume Saint, responsável da empresa de estudos de comportamento do consumidor Kantar, "as empresas que continuam a investir em Veículos Elétricos vão continuar a crescer no futuro". Acrescentando, também em declarações à Automotive News Europe, que "as marcas que estão a perder mais valor são aquelas que se mostram mais retraídas em expressar a sua visão do futuro, em termos de mobilidade".
Em termos de quedas, naquele que é o Top 10 das marcas automóveis mais valiosas, destaque para a queda da Nissan, que perdeu 18% do seu valor, para os 8,66 mil milhões de dólares, logo seguida da Honda, com uma queda de 15%; da Audi, a perder 14%; e da BMW, com um recuo de 12%.
Amazon mantém-se como a mais valiosa
Com curiosidade, refira-se que a marca mais valiosa, em 2020, segundo o ranking BrandZ, é a Amazon, que assim mantém o primeiro lugar que já detinha em 2019, após ter registado uma valorização de 32%, para os 415,8 mil milhões de dólares.
No segundo lugar, surge a Apple, logo seguida da Microsoft, que, diga-se, roubou o terceiro lugar à Google.