A Land Rover acaba de apresentar a atualização do Range Rover Velar para 2021, marcada por novidades não apenas no capítulo da tecnologia de informação entretenimento, mas também no domínio dos motores. A começar, pela introdução de um sistema de propulsão híbrido plug-in.
Exibindo um design que se posiciona entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, o Range Rover Velar atualiza-se, assim, para 2021, com vários novos atributos. A começar, numa motorização híbrida de carregamento externo, ou híbrido plug-in, denominada comercialmente de P400e.
Tendo por base um quatro cilindros 2.0 litros de 300 cv, acrescido de um motor elétrico de 105 kW, a elevar a potência total para os 404 cv e o binário para os 640 Nm, o Velar P400e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos, mas também anunciar um consumo desde 2,2 l/100 km, emissões de CO2 de 49 g/km, assim como uma autonomia em modo totalmente elétrico de 53 km.
A ajudar, igualmente, a estes resultados, uma bateria de iões de lítio de 17,1 kWh, incorporada sob o piso da bagageira, capaz de recuperar 80% da sua carga em apenas 30 minutos, recorrendo, para tal, a um posto de carregamento rápido CC. Ou então, em 1h40m, utilizando uma tomada de parede convencional de 7 kW.
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A par desta motorização, a introdução da nova família de motores Ingenium de seis cilindros em linha e 3.0 litros, com tecnologia, tantos nos blocos a gasolina, como Diesel, de Veículo Micro-híbrido Elétrico (MHEV) de 48 V. Isto, para proporcionar um consumo de combustível inferior, além de maior requinte.
Disponíveis nas versões de tração integral D300 (Diesel de 300 cv) e gasolina P400 (400 cv), todas com suspensão pneumática de série, estes motores recorrem um sistema integrado de motor de arranque/gerador acionado por correia (BiSG), localizado no compartimento do motor, para recuperar a energia desperdiçada na desaceleração e travagem. A qual, uma vez armazenada numa bateria de iões de lítio de 48V localizada sob o compartimento de carga traseiro, é depois utilizada no apoio ao motor de combustão, na aceleração e na acção do sistema Stop&Start..
Quanto a prestações, a motorização P400, com um binário máximo de 550 Nm, anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos, ao passo que o D300, com um binário de 650 Nm, promete acelerar até aos 100 km/h em 6,5 segundos. Isto, com consumos desde 7,4 l/100 km e emissões de CO2 desde 194 g/km, cumprindo as normas Real Driving Emissions Step 2 (RDE2) e Euro 6d-final em condições reais de condução.
Igualmente disponível, o quatro cilindros Diesel D200, de 204 cv, também com tecnologia Micro-Híbrida, a permitir um consumo de combustível de 6,3 l/100 km, assim como emissões de CO2 de 165 g/km.
Com novo sistema de informação e entretenimento
Atualizado, igualmente, no interior do habitáculo, o Range Rover Velar passa a contar, também, com o novo sistema de informação e entretenimento da Land Rover, com duas derivações, Pivi e Pivi Pro, marcados por nova uma nova arquitectura elétrica, fonte de alimentação independente, gráficos novos e uma capacidade de reacção mais rápida.
A par desta evolução, a incorporação do sistema de cancelamento ativo do ruído de estrada, como forma de tornar qualquer viagem mais tranquila e agradável, além de funcionalidades como a nova Activity Key de segunda geração, a permitir prescindir das tradicionais chaves, ou até mesmo do novo seletor de velocidades tátil.
Já disponível em Portugal
Já disponível nos concessionários oficiais da marca em Portugal, o agora atualizado Range Rover Velar apresenta como preço de entrada os 71.863,29€.