A Land Rover desvendou o novo Range Rover Sport, marcado por uma clara aproximação estilística ao irmão maior Range Range, mais e melhor tecnologia, mas também a introdução de uma variante híbrida plug-in, além de um V8 Twin-Turbo de 530 cv. Já disponível para encomenda, por preços a partir de 107 mil euros.
Ostentando um design renovado, inspirado no novo Range Rover apresentado já este ano de 2022, a nova geração Range Rover Sport destaca-se, assim e desde logo, por uma presença robusta, linhas bem definidas, mas também pormenores de luxo sofisticado, como é o caso das pegas das portas rebatíveis.
No entanto e para que o novo Sport também se afirme como um modelo com características próprias, soluções específicas como é o caso das luzes diurnas e que são as mais finas que a Land Rover já colocou num modelo. E que acabam contribuindo para um design minimalista que permite, igualmente, um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,29.
Passando ao habitáculo, a garantia de uma maior habitabilidade e espaço interior, graças, desde logo, a um aumento de 75 mm na distância entre eixos da já conhecida plataforma MLA-Flex, às quais se junta uma estética em tudo idêntica à estreada no Range Rover. Embora com uma configuração, garante a Land Rover, mais orientada para o condutor.
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A justificar tal pretensão, um volante idêntico ao do Range Rover, embora posicionado 20 mm mais baixo, enquanto, por detrás, surge um painel de instrumentos 100% digital curvo de 13,7 polegadas, a somar a um não menos generoso ecrã táctil central de 13,1", parte do conhecido sistema de informação e entretenimento Pivi Pro, já com Apple CarPlay e Android Auto, além da possibilidade de atualização de software via wireless. Já o som, vem de um sistema Meridian Signature com 29 altifalantes.
Com híbrido plug-in
Passando às motorizações, uma oferta que passa a ser composta, maioritariamente, por soluções híbridas, com a entrada a fazer-se através de duas variantes do mesmo V6 3.0 Turbo Mild Hybrid. No primeiro caso - P360 SE -, a debitar 359 cv de potência e 500 Nm de binário, ao passo que, no segundo - P400 SE Dynamic -, a prometer 400 cv de potência 550 Nm de binário.
Acima destes dois, surge a primeira grande novidade, o P440e Autobiography, sinónimo do mesmo bloco V6, mas com apoio elétrico de carregamento externo (híbrido plug-in), e, por essa razão, a prometer não somente mais potência (439 cv), como também um impressionante binário de 839 Nm.
Equipado com um motor de 105 kW (143 cv), assim como com uma bateria de 31,8 kW, este P440e permite, ainda, que o condutor possa circular durante um máximo de 48 km em modo 100% elétrico, mas também acelerar dos 0 aos 100 Km/h em 5,5 segundos.
Finalmente e como motorização topo de gama, um V8 4.4 Twin Turbo com 530 cv de potência e 750 Nm de binário, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos com o sistema de Dynamic Launch seleccionado, mas também o único a ser proposto em conjunto com o nível de equipamento First Edition. Versão que, saliente-se, a Land Rover apenas disponibilizará durante o primeiro ano de comercialização deste novo Range Rover Sport e que já inclui mais valias como o Stormer Handling Package, o qual já inclui o Dynamic Response Pro, sistema que combate o efeito das transferências de massas na carroçaria, além do mesmo sistema de quatro rodas direccionais do Range Rover e diferencial eletrónico activo com vectorização de binário.
De resto e ainda no capítulo das tecnologias, a presença da mais recente evolução da suspensão pneumática dinâmica (Dynamic Air Suspension), pela primeira vez num Range Rover com molas pneumáticas seleccionáveis, assim como de amortecedores ativos. Soluções a que se junta ainda o conhecido Terrain Response, com modo Dynamic para condução em estrada.
Já disponível em Portugal
Já disponível para encomenda no nosso País, o novo Range Rover Sport apresenta-se com preços a partir de 107.231,73€.