Depois da versão regular, a Land Rover prepara já a nova geração do Range Rover Sport, marcado por uma maior eletrificação, além de um SVR com V8 de 616 cv de origem BMW. Com chegada prevista para 2023.
Cerca de um ano depois da apresentação do seu irmão mais velho, eis que a caminho está já o novo Range Rover Sport, pedra basilar, segundo a Land Rover, no desenvolvimento de um rápido e abrangente programa de electrificação.
No mercado desde 2013, o atual Range Rover Sport será, assim, substituído no mercado por uma terceira geração, já em 2023. Com a garantia, desde logo, de que, aquela que é hoje em dia uma das versões de maior sex-appeal no modelo, com vendas 40% acima das do Range Rover Classic, nos últimos cinco anos, recorrerá a uma evolução da plataforma MLA: a MLA Flex.
Anunciando, segundo avança a britânica Autocar, ganhos de 50% na resistência à torsão, além de uma redução de 24% na vibração transmitida ao habitáculo, esta evolução promete, segundo a Land Rover, tornar o Range Rover Sport uma proposta ainda melhor que o carro que vem substituir. Assumindo-se, igualmente, como um osso bem mais duro de roer, para rivais como o Porsche Cayenne.
Mais híbridos plug-in, proposta 100% eléctrica no horizonte
Mais importante ainda, esta nova base irá permitir a utilização de mais opções electrificadas na gama.
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Assim, o Sport convencional seguirá as pisadas do Range Rover na adopção de um sistema Mild Hybrid de 48V, associado a motores de 6 cilindros em linha, tanto a gasóleo como a gasolina, com potências entre os 246 cv e 395 cv.
Irá existir um sistema híbrido plug-in bastante mais potente, aliando um 3.0 a gasolina, a um motor eléctrico de 141 cv. Com uma bateria de 31,8 kWh, será capaz de fazer, sensivelmente, 100 km de autonomia em modo 100% elétrico.
Entretanto, a Land Rover pretende lançar, ainda, uma proposta totalmente eléctrica deste Range Rover Sport, até ao final da década. Embora deva começar pelo Range Rover Classic, já em 2024.
SVR com novo motor V8 de origem BMW
Com o objectivo de substituir o actual V8 5.0 litros turbocomprimido, reservado aos carros de características mais desportivas no grupo, a Land Rover deverá recorrer a uma solução interna, mas do grupo BMW: o V8 4.4 litros com dois turbocompressores que a marca de Munique já utiliza no BMW X6 M Competititon.
Este motor, que será alvo de modificações para que o seu carácter se coadune com os SUV da Land Rover, não só permitirá ganhos importantes ao nível da performance, desde logo, ao garantir os mesmos 616 cv anunciados no BMW X6, como também nos consumos.
Desta forma, o futuro SVR, que terá como aspectos mais identificativos quatro saídas de escape e um aileron traseiro agressivo, a par de outras particularidades, deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4 segundos, assim como atingir os 290 km/h de velocidade máxima. Valores que lhe permitirão bater-se com rivais como o Aston Martin DBX, o Porsche Cayenne Coupé, o Lamborghini Urus ou o Maserati Levante Trofeo.
Por conhecer, fica, no entanto, se a Land Rover utilizará este novo V8 como base para um novo sistema de propulsão híbrido.