O Range Rover P440e obteve resultados dececionantes num do teste do alce realizado recentemente. O elevado peso do veículo e uma eletrónica demasiado intrusiva estiveram na origem da má prestação do SUV de luxo da marca britânica.
Estreada em outubro de 2021, a quinta geração do Range Rover foi desenvolvida a partir da plataforma MLA-Flex da Jaguar Land Rover para o segmento dos SUV de luxo. Este modelo é proposto em versões de cinco e sete lugares, contando ainda com uma nova linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente.
O Range Rover não foi desenvolvido para ser uma referência em termos de velocidade e agilidade, o que explica os resultados dececionantes no teste do alce realizado pelos espanhóis da km77.com.
No referido teste do alce foi colocada à prova a versão P440e do Range Rover, que é a versão híbrida plug-in menos potente, a qual combina um motor turbo de 3,0 litros com um motor elétrico. A linha motriz desenvolve uma potência de 440 cv e um binário de 620 Nm. A energia é fornecida por uma bateria de 38,2 kWh de capacidade e permite percorrer mais de 100 quilómetros com um único carregamento.
Pneus e eletrónica complicam
A unidade utilizada no ensaio montava pneus Pirelli Scorpio All-Season 285/45 R22, que não será propriamente o pneumático mais indicado para um SUV familiar de grandes dimensões e provavelmente também contribui pela negativa para os resultados do teste do alce.
A primeira tentativa foi realizada a uma velocidade de 76 km/h e terminou rapidamente com uma espetacular perda de tração do Ranger Rover, indicando que a manobra tinha de ser efetuada a uma velocidade máxima significativamente inferior.
O peso do veículo foi um factor decisivo, mas não foi o único, já que o sistema de controlo eletrónico de estabilidade demasiado agressivo torna impossível contornar os cones sem os derrubar.
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Após mais algumas tentativas falhadas, a equipa do km77.com conseguiu finalmente fazer a manobra de evasão sem tocar nos cones, mas a uma velocidade de apenas 63 km/h. A esta velocidade, a subviragem é menos percetível e, acima de tudo. o SUV torna-se mais estável e controlável. Mesmo a esta velocidade, o sistema de controlo eletrónico da estabilidade continua a entrar em ação muito intensamente e reduz a velocidade das rodas da frente.