A RAM revelou o protótipo de uma futura pick-up elétrica, baseada na nova plataforma STLA Frame da Stellantis, mas com um design exterior de inspiração Fiat. A pick-up recebe a tecnologia mais avançada e alguma dela inédita em veículos de produção, enquanto a autonomia pode chegar aos 800 quilómetros.
Isto não me é estranho! Esta é a primeira ideia que surge quando se vêem as imagens do RAM 1500 Revolution BEV Concept, um protótipo que antecipa o design da futura pick-up elétrica da marca norte-americana detida pela Stellantis.
A concorrente da Ford F-150 Lighting e da Rivian R1-T apresenta alguns traços de design, em particular na secção frontal que fazem lembrar modelos como o Fiat Tipo ou o Fiat Strada, uma pick-up pequena, comercializada em mercados sul-americanos, como o Brasil.
A RAM 1500 Revolution BEV Concept foi mais umas das novidades apresentadas no CES de Las Vegas. Além da linha motriz, a pick-up elétrica conta com vários gadgets como ecrãs montados no volante, um ecrã do painel de instrumentos removível e capacidades de condução autónoma que permitem ao veículo rolar atrás do condutor enquanto este último de movimenta pelo local de trabalho.
Autonomia até 800 km
A RAM não avançou detalhes acerca da cadeia cinemática, mas sempre adiantou que utiliza a nova plataforma STLA Frame da Stellantis, tem tração integral que se deve a uma configuração de dois motores elétricos, suspensão pneumática multi-regulável, quatro rodas direcionais com 15º de articulação na roda traseira.
O veículo recebe uma arquitetura elétrica de 800V que aceita carregamentos até 350 kW, permitindo ao Revolution recuperar 161 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos, enquanto um sistema de carregamento doméstico robotizado se posiciona automaticamente para carregar a bateria em carga lenta.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_005-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_005-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_005-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/RAM-1500-Revolution-BEV-Concept_galeria_006.jpg]Com base em informações divulgadas anteriormente, os veículos baseados na plataforma STLA Frame têm uma autonomia de até 800 quilómetros.
Crescimento da cabina
O novo design exterior com inspiração Fiat permitiu aos estilistas da RAM prolongarem a cabina para a frente e aumentar o habitáculo em 10 cm em comparação com a RAM 1500 de combustão (que já é grande) e manter o mesmo comprimento da caixa de carga.
O espaço adicional, assim como as portas suicidas e a ausência do pilar B, ajudam a aumentar a sensação de espaço do interior quando se entra ou sai do veículo. Além disso, se for necessário levar mais pessoas a bordo estão disponíveis mais dois assentos rebatíveis atrás.
LEIA TAMBÉM
RAM 1500 TRX. À grande e à americana
Para assegurar pontos de fixação para a carga está disponível um sistema de calhas denominado "Ram Track". A consola também pode ser transformada num posto de trabalho, reforçando a natureza prática da pick-up. O painel de bordo possui dois ecrãs de 14,2" e o inferior pode ser retirado para ser utilizado como um tablet.
Esse ecrã, que permite controlar funções na casa do proprietário, pode ser combinado com o superior para criar uma enorme área de visão. E se isso ainda não for suficiente, os faróis exteriores do Revolution podem ser utilizados como um projetor de cinema ao estilo dos cinemas drive-in da década de '50.
A RAM 1500 Revolution BEV Concept já está preparada para oferecer condução autónoma de Nível 3, que utiliza sensores e câmaras para permitir ao veículo acompanhar o condutor quando este se delocada a pé e a uma distância de segurança.