Saiba porquê. RAM 1500 TRX apresentada para a Europa mas não para Portugal

A RAM vai lançar a pick-up 1500 TRX para a Europa, equipada com V8 HEMI de 6,2 litros Hellcat de 702 cv, e a TURBO esteve na apresentação.

A RAM acaba anunciar o lançamento da pick-up 1500 TRX na Europa, equipada com o motor V8 HEMI de 6,2 litros Hellcat que desenvolve uma potência de 702 cv e um binário de 880 Nm. No entanto e mesmo com a TURBO entre os poucos convidados presentes na apresentação europeia, a imponente truck norte-americana não virá para Portugal. E nós explicamos-lhe porquê.  

A RAM, que agora integra o universo Stellantis, decidiu comercializar a sua gama de pick-ups na Europa. Portugal, porém, será um dos mercados onde a RAM 1500 TRX não estará disponível. Neste caso, por culpa do enquadramento fiscal vigente no nosso país.

Os responsáveis da marca norte-americana fizeram as contas e chegaram à conclusão que a RAM 1500 TRX iria pagar mais de cem mil euros só em impostos, valor que teria de ser adicionado ao preço base do veículo, elevando o custo de aquisição para números pouco competitivos. Por comparação, a RAM 1500 TRX está disponível no mercado norte-americano a partir de 69.995 dólares, isto é, cerca de 60.500 euros. 

A RAM 1500 TRX é fortemente penalizada no nosso país por vir equipada com um motor V8 a gasolina de 6,2 litros Hellcat que desenvolve uma potência máxima de 702 cv às 6100 rpm e um binário impressionante de 880 Nm às 4800 rpm. Este é o mesmo bloco HEMI com supercompressor que está presente em modelos desportivos da Dodge como o Charger SRT ou o Challenger SRT.

LEIA TAMBÉM
Atenção, fãs das pick-ups. Nova Ram 1500 TRX vai ser comercializada na Europa

Este motor permite à RAM 1500 TRX oferecer prestações pouco habituais no segmento das pick-up. Para acelerar dos 0 aos 100 km/h bastam 4,5 segundos e para alcançar os 160 km/h são necessários 10,5 segundos.  

Grande, muito grande

A pick-up de cabina dupla da RAM impressiona pelas suas dimensões exteriores, não tanto o comprimento de 5,81 metros, mas sobretudo a largura de 2,09 metros (sem espelhos) e a distância entre-eixos de 3,60 metros. 

Nas estradas europeias, estas dimensões obrigam a algum cuidado especial nos cruzamentos com outros veículos ou muros porque esta pick-up ocupa praticamente toda a faixa de rodagem e nas curvas mais fechadas poderá obrigar a  algumas manobras. A elevada altura ao solo de 301 mm e o capot longo também poderá dificultar a visibilidade, mas para ultrapassar esse constrangimento está disponível uma câmara traseira e outra dianteira.   

No que se refere a aptidões em todo-o-terreno destaque, as vias dianteiras e traseiras de 330 mm e 356 mm, respetivamente, assim como a capacidade de passagem a vau de 813 mm. O eixo dianteiro da TRX avançou 20 mm relativamente à versão normal da RAM 1500 para acomodar jantes de 18" e pneus de 35 polegadas.

LEIA TAMBÉM
Atenção, fãs das pick-ups. Nova Ram 1500 TRX vai ser comercializada na Europa

Referência ainda para a capacidade de reboque de 3674 kg, enquanto que a capacidade de carga não vai além de 594 quilos devido ao peso em vazio do veículo. O compartimento de carga, por sua vez, tem um 1,5 metros, valor habitual nas pick-up de cabina dupla.

Interior luxuoso

Quanto ao interior, este foi projetado para oferecer um nível de sofisticação e requinte de uma berlina ou SUV de luxo, destacando-se os materiais de elevada qualidade, incluindo um painel de bordo com revestimento em pele, um sistema de som Harman Kardon com 19 colunas ou um sistema de infoentretenimento Uconnect 4C NAV.

Para apoiar a condução estão disponíveis mais de cem sistemas de segurança ativos e passivos, incluindo a câmara traseira Parkview com linhas dinâmicas, o programa eletrónico de estabilidade com mitigação eletrónica do rolamento, assistente de ângulo morto, regulador ativo da velocidade de cruzeiro, alerta de colisão frontal, entre outros.

A RAM 1500 TRX foi apresentada oficialmente na edição de 2022 do International Pick-Up Award, que se realizou em Zadar na Croácia.