Já em Fevereiro. Rallye das Camélias regressa em 2022 com novidades

A Works4Events apresentou a edição de 2022 do Rallye das Camélias, com várias novidades, a começar, pelo patrocinador bilstein group.

Dando continuidade a uma prova que ganhou já o seu espaço no cenário automobilístico nacional, a organização do novo Rallye das Camélias acaba de apresentar a edição de 2022. Evento que terá início já no próximo dia 25 de fevereiro, nos concelhos de Cascais, Mafra e Sintra, este ano, com algumas novidades face à prova de 2021.

Competição automobilística que tem lugar nos troços de uma prova que remonta à década de 70 do séc. XX, o novo Rallye das Camélias prepara-se, agora, para voltar a sair, 42 anos depois da primeira edição, para a estrada. Em 2022, mais uma vez pelas estradas dos concelhos de Cascais, Mafra e Sintra, mas também com um percurso aumentado, com mais 80 quilómetros de classificativas.

Apresentada nas instalações do novo patrocinador principal, o bilstein group, a edição de 2022 da lendária prova, que nesta nova fase da sua existência e após 19 anos de interregno, leva já três edições cumpridas, em quatro anos (2020 foi um ano de pausa forçada, por causa da pandemia de COVID-19), surge, assim, reforçada, para um ano em que também registará alguns regressos. Desde logo, o regresso às instalações dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, onde voltará a estar sediado o centro de comando e de operações do rali.

A apresentação da edição de 2022 do Rallie das Camélias, pela voz de Luis Caramelo, da Works4Events, ladeado por Joaquim Candeias, Managing Director do bilstein group, o novo patrocinador principal da prova
A apresentação da edição de 2022 do Rallie das Camélias, pela voz de Luis Caramelo, da Works4Events, ladeado por Joaquim Candeias, Managing Director do bilstein group, o novo patrocinador principal da prova

De resto e numa edição em que, segundo revelou à TURBO o principal responsável pela organização do rali, Luís Caramelo, "conta já com mais de 60 equipas inscritas" - entre as quais, a do campeão de 2021, Rui Madeira, e do vencedor de 2019, Pedro Clarimundo -, embora as inscrições só fechem "lá para o dia 23 de fevereiro, sensivelmente", novidade, ainda, quanto àquele que será "o carro 0, ou 00, ainda não está decidido: o Toyota GR Yaris que fará o Toyota Gazoo Racing Iberian Cup. Carro de competição do qual a Inside Motors comprou dois, para a fazer o troféu, mas que irá fazer a sua estreia, se calhar até mesmo a nível mundial, no Rallye das Camélias".

Com o Estoril como referência

Relativamente ao traçado deste ano, o arranque, mais uma vez, nos jardins do Casino do Estoril, dia 26 de fevereiro. Isto, já depois da realização das verificações técnicas e administrativas, no dia 25, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra.

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A saída para a primeira classificativa (PEC 1) tem lugar às 09h38m, com os pilotos a fazerem os 10,06 km do troço Sintra-Pé da Serra, para, em seguida, cumprirem, a partir das 10h06m, o PEC 2, entre Azóia e Cascais, com um total de 11,25 km. Ainda de manhã, às 11h14m, arranca a classificativa Monte Gordo/Gradil, com 13,51 km, seguindo-se o reagrupamento dos carros, em Mafra, a partir das 11h50.

Com a primeira assistência prevista para as 14h00, os carros voltam à competição, a partir das 15h03m, na PEC 4, no Codeçal, com um total de 10,69 km, seguindo-se a PEC 5, no Livramento, às 15h46m, com 7,21 km.

Algumas das máquinas que vai ser possível ver no Rallye das Camélias 2022 estiveram já presentes no evento de apresentação
Algumas das máquinas que vai ser possível ver no Rallye das Camélias 2022 estiveram já presentes no evento de apresentação

Realizada a segunda Assistência, a partir das 16h16m, segue-se a PEC 6, às 17h30m, com um troço de 14,53 km já na zona de Sintra, mais concretamente nos Capuchos. Terminando o dia com a realização do PEC 7, que será, no fundo, uma segunda passagem pelo mesmo traçado, com início às 19h20m. E que, conforme destaca Luís Caramelo, também significa que, "até por estarmos ainda em Fevereiro, os pilotos vão fazer os Capucho já de noite, tornando ainda maior o espectáculo".

Completado este último troço, o Rallye das Camélias 2022 termina, mais uma vez, nos Jardins do Casino do Estoril, com o pódio final e a consagração de todos os vencedores. Seja à geral, como nas mais diferentes categorias.

"Pandemia tem sido o maior problema"

Sobre a edição deste ano e as dificuldades sentidas para colocar de pé mais uma edição deste emblemático rali, Luís Caramelo explicou, em declarações à TURBO, que acabou sendo "fácil, ou, pelo menos, mais fácil do que foi na primeira edição".

O troféu destinado ao vencedor da classificação geral
O troféu destinado ao vencedor da classificação geral

A justificar esta ideia, "o empenhamento dos concelhos envolvidos - Cascais, Sintra e Mafra -, embora existam sempre dificuldades a ultrapassar, como acontece quando mudam as chefias, por exemplo, ao nível da GNR, Protecção Civil, etc... Aí, é preciso explicar tudo de novo".

No entanto e exceptuando este aspecto, "a prova monta-se de forma relativamente fácil, já sabemos o que é preciso fazer, pelo que, pelo menos nas duas últimas edições, a maior dificuldade terá, mesmo, sido, a pandemia. Porque não se podem indicar zonas de espectáculo, não se pode chamar o público, é preciso evitar grandes aglomerações... Pode dizer-se que têm sido essas as maiores dificuldades", conclui o mesmo responsável.