Depois do adiamento... o cancelamento. Apesar dos esforços no sentido de encontrar uma nova data, o Automóvel Club de Portugal acaba de anunciar o cancelamento da edição de 2020 do WRC Vodafone Rally de Portugal.
O anúncio do cancelamento da etapa portuguesa do WRC Vodafone Rally de Portugal 2020 foi feito, através de comunicado do promotor da prova, o Automóvel Club de Portugal (ACP).
LEIA TAMBÉM
WRC Vodafone Rally de Portugal 2020 adiado devido ao coronavírus
Neste comunicado, o ACP recorda os esforços feitos, depois do anúncio do adiamento da prova, no sentido de que a mesma pudesse ter lugar "ainda este ano, no final de outubro". Esforços que, no entanto, acabaram revelando-se infrutíferos, levando à conclusão agora anunciada.
"Depois de avaliadas, em conjunto com os parceiros da prova, autarquias e patrocinadores, todas as condições sanitárias e de segurança que o WRC Vodafone Rally de Portugal exige, as mesmas não são compatíveis com a imprevisibilidade que vivemos, além da incerteza da abertura das fronteiras e do espaço aéreo", pode ler-se no comunicado do Automóvel Club de Portugal.
Assim, "o Automóvel Club de Portugal é forçado a cancelar a etapa nacional do Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020".
Embora lamentando esta decisão, o promotor da prova defende, igualmente, que esta era a única solução possível que poderia assumir "de forma responsável, perante os milhares de adeptos, equipas, autarquias, patrocinadores e todos os envolvidos na prova". A qual, só em 2019, teve "um impacto na economia nacional superior a 142 milhões de euros", conclui o ACP.
Entretanto e apesar desta decisão, o Automóvel Club de Portugal frisa, também, que já fez o pedido para que o WRC Vodafone Rally de Portugal regresse aos traçados nacionais, já em maio de 2021.