Tendo perdido esta funcionalidade, a Tesla anuncia, agora, o regresso do rádio por ondas hertzianas aos seus modelos. Embora e com uma pequena condicionante: a funcionalidade apenas pode ser disponibilizada com o novo sistema de infoentretenimento MCU2, pago à parte, e mediante o pagamento de mais quase 430€!
A disponibilização desta nova funcionalidade, diga-se, surge pouco tempo depois da Tesla ter começado a comercializar, especificamente para os proprietários das versões mais antigas do Model S e Model X, um upgrade para os seus sistemas de infoentretenimento, denominado MCU2. Mas que também implica um custo extra de 2 500 dólares, qualquer coisa como 2 135 euros.
Mediante o pagamento desta soma, os proprietários destes modelos passam a dispor de uma série de novas funcionalidades, tais como o Tesla Theater, o qual permite ver vídeos recorrendo a plataformas como o YouTube, Netflix, Hulu e Twitch, e o Tesla Arcade, uma plataforma de jogos de computador. Ou, ainda, da TeslaCam e do novo sistema de segurança e vigilância Sentry Model.
No entanto e de forma algo inexplicável, a aplicação deste upgrade acaba, igualmente, removendo a radiodifusão AM e FM, assim como o Sirius XM, obrigando os proprietários a recorrer às emissões via internet ou streaming, para ouvirem rádio.
Conhecedora do desagrado dos clientes, a Tesla resolveu, então, solucionar o problema, de forma, no mínimo... curiosa: passou a disponibilizar, como nova funcionalidade, já compatível com o último software, o acesso a emissões de rádio por AM e FM, embora exigindo, em contrapartida, qualquer coisa como 430 euros!
LEIA TAMBÉM
Depois da desconfiança. Condutor mostra em vídeo atuação do FSD da Tesla
Dito de outra forma e conforme refere o site Electrek, os clientes da marca norte-americana estão, agora, obrigados a pagar qualquer coisa como mais 3 000 dólares, para não só beneficiarem das mais recentes atualizações de software para os seus carros, como também
"A aquisição e instalação do Radio Upgrade vai estar disponível para veículos que já possuam o novo sistema de infoentretenimento Upgrade", escreveu a Tesla, acrescentando que, "no caso dos veículos que ainda não tenham instalado o Infotainment Upgrade, recomendamos que o instalem, em conjunto e ao mesmo tempo, com o Radio Upgrade".
"O Radio Upgrade tem um preço adicional de 500 dólares, mais taxas aplicáveis, sendo que, não existem quaisquer diferenças no preço, seja instalado separadamente ou em conjunto com o Infotainment Upgrade", conclui a marca norte-americana de automóveis 100% elétricos.