Saiba os locais. Radares de velocidade média entram em acção já a 1 de setembro

Já anunciados, os novos radares de velocidade média deverão entrar em funcionamento a partir do dia 1 de setembro. Mas não serão os únicos...

Já anteriormente anunciados, os novos radares de velocidade média deverão entrar em funcionamento já a partir do próximo dia 1 de setembro. Sendo que, não serão os únicos a estrear-se nas estradas nacionais...

A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias, acrescentando que, é na região do Porto, que estes novos radares mais estão concentrados.

Segundo a publicação, estes novos equipamentos estarão presentes, para já, em quatro autoestradas - na A1, em Santarém e na Mealhada; na A25, em Águeda; na A3, em Braga e na Trofa; e na A42, em Paços de Ferreira -, três estradas nacionais - no EN10, no Montijo e em Vila Franca de Xira; no EN109, na Figueira da Foz; e no EN221, em Marco de Canavezes - e dois itinerários complementares - no IC19, em Sintra; e no IC2, em Loures.

Recorde-se que, estes radares têm a particularidade de registar, não a velocidade instantânea num ponto específico, mas a velocidade média a que um condutor circulou, ao longo de um determinado percurso.

Desta forma, tornam-se inconsequentes as já tradicionais reduções de velocidade, à passagem pelo local onde o radar se encontra, seguindo-se o retomar, um pouco mais à frente, da velocidade tida até aí.

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Salientar, ainda, que, a presença destes novos equipamentos, deverá estar devidamente assinalada, com um sinal de trânsito específico: um rectângulo posicionado na vertical, com fundo azul, onde também figura a imagem de duas câmaras fotográficas, na cor preta.

Mais 25 de velocidade instantânea

No entanto, estes 12 novos radares de velocidade média não serão a única novidade a surgir nas estradas nacionais, já a partir de 1 de setembro. Pelo contrário, serão acompanhados de mais 25 equipamentos do género, mas com a capacidade de registo da velocidade instantânea, nos locais onde se encontrem.

Os locais previstos são: A2 (concelho de Albufeira), A44 (Vila Nova de Gaia), A7 (Guimarães), EN101 (Guimarães), EN103 (Barcelos), EN105 (Santo Tirso), EN119 (Benavente),  EN125-10 (Faro), EN14 (Maia), EN18 (Belmonte), EN206 (Fafe), EN234 (Nelas), EN251 (Coruche), EN252 (Palmela), EN260 (Beja), EN5 (Montijo), IC17 (Loures), IC2 (Coimbra e Águeda) e IP7 (Lisboa).

Número de radares vai continuar a crescer

Ainda segundo o JN, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) encontra-se, igualmente, a preparar a instalação de mais 25 pontos de controlo de velocidade, o que fará aumentar para 62 o número de radares novos, presentes nas estradas portuguesas.

A partir desse momento, passarão a ser 123 o número de equipamentos de controlo de velocidade, colocados nas vias rodoviárias nacionais.

Em declarações já à TSF, o presidente da ANSR, José Manuel Trigoso, assume, ainda assim, encarar este número de 123 radares, insuficiente, pelo que "o normal será a continuação da expansão do controlo de velocidade através de radares".

Desta forma e embora ainda sem data definida de entrada em funcionamento, a ANSR tem previsto a colocação de mais radares na A20 (Porto), A29 (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira/Espinho), A43 (Porto), EN114 (Montemor-o-Novo), EN125 (Albufeira), EN18 (Évora e Beja), EN378 (Sesimbra), EN4 (Alcochete), EN6-7 (Cascais), IC1 (Alcácer do Sal, Palmela e Ourique), IC17 (Loures e Odivelas), IC2 (Rio Maior e Coimbra), IC8 (Sertã) e IP3 (Coimbra).