Depois da apresentação no passado mês de Agosto, é já esta sexta-feira, dia 1 de setembro, que entram em funcionamento os 37 novos radares de velocidade que foram, entretanto, instalados, nas estradas nacionais, de Norte a Sul do País. E o leitor, sabe onde se encontram?
Parte de um esforço que tem como objectivo, da parte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) o fim das mortes na estrada até 2050, os 37 novos radares de velocidade que agora entram funcionamento, trazem, no entanto, uma novidade: 12 destes equipamentos, estão preparados para captar, não a velocidade instantânea, mas a velocidade média entre dois pontos.
Instalados em auto-estradas, itinerários complementares e estradas nacionais, estes novos equipamento registam as velocidades ente dois pontos da via, apurando, a partir daí e com base nos dados obtidos, a velocidade média a que cada veículo circulou, nesse mesmo percurso. Caso o valor apurado esteja acima da velocidade máxima permitida no local, o condutor será atuado.
Assim e para que não seja surpreendido, recordamos-lhe os locais onde se encontram os radares de captação de velocidade média:
AUTOESTRADAS
- A1, em Santarém e na Mealhada
- A25, em Águeda
- A3, em Braga e na Trofa
- A42, em Paços de Ferreira
ITINERÁRIOS COMPLEMENTARES
- IC19, entre Massamá e Cacém
- IC2, em Loures
ESTRADAS NACIONAIS
- EN10, no Montijo e Vila Franca de Xira
- EN109, na Figueira da Foz
- EN221, em Marco de Canaveses
LEIA TAMBÉM
Saiba os locais. Radares de velocidade média entram em acção já a 1 de setembro
A par destes 12 radares de captação de velocidade média, a ANSR instalou ainda mais 25 equipamentos de registo da velocidade instantânea, que também entram em funcionamento este dia 1 de setembro e que estão localizados nas seguintes vias:
- A2 (concelho de Albufeira)
- A44 (Vila Nova de Gaia)
- A7 (Guimarães)
- EN101 (Guimarães)
- EN103 (Barcelos)
- EN105 (Santo Tirso)
- EN119 (Benavente)
- EN125-10 (Faro)
- EN14 (Maia)
- EN18 (Belmonte)
- EN206 (Fafe)
- EN234 (Nelas)
- EN251 (Coruche)
- EN252 (Palmela)
- EN260 (Beja)
- EN5 (Montijo)
- IC17 (Loures)
- IC2 (Coimbra e Águeda)
- IP7 (Lisboa)
A terminar, recordar, apenas, que todos estes novos equipamentos estarão, à partida, devidamente assinalados com placas identificativas, pelo que, deverá tornar-se mais fácil, para os condutores, aperceberem-se da sua localização.
Ainda assim, lembre-se: quando na estrada, escolha a segurança e opte por uma condução atenta e cuidadosa. Isto, para que as más surpresas nunca surjam...