É demais! Quinto “recall” num ano para Tesla Cybertruck

Um problema de software na câmara traseira obrigou a Tesla a fazer o quinto “recall” em apenas um ano para o Cybertruck. O início da carreira desta pick-up está a ser pouco auspicioso.

O lançamento acidentado da Cybertruck continua com a chamada com o quinto contacto aos clientes em menos de um ano para resolver questões técnicas relacionados com s pick-up elétrica da Tesla. Esta medida envolve 27 185 veículos que não comprem as normas de segurança do regulador norte-americano (Federal Motor Vehicle Agency Standards) para visibilidade traseira.

A agência federal argumenta que, sob determinadas condições, “o sistema do veículo” pode não fechar totalmente depois de ser instruído a recuar. Se o condutor fizer marcha-atrás enquanto isto sucede, as imagens da câmara traseira podem não aparecer no espaço de dois segundos exigidos pela lei.

A agência norte-americana de segurança rodoviária - National Highway Traffic Safety Administration - afirma que a imagem da câmara traseira pode aparecer em branco durante seis a oito segundos depois do seletor de programa de condução ter sido deslocado para a marcha-atrás.

Rápida resolução

Naturalmente, os segundos adicionais não fazem muita diferença e mesmo a agência governamental minimizou essa situação. “O condutor pode continuar a fazer marcha-atrás com o veículo ao virar a cabeça para trás para confirmar a manobra e a usar os espelhos”.

Não obstante, e como diriam os romanos, a “lei é dura mas é a lei”, e consequentemente, o Cybertruck não cumpre as normas de segurança. O problema é relativamente simples de ultrapassar e a Tesla já tem solução para o mesmo com uma atualização remota de software.

Isso aconteceu rapidamente, já que a Tesla tinha detetado o problema uma semana antes e identificou 45 pedidos de garantia e quatro relatórios de campo que estavam relacionados com o problema de software.