A Quantron apresentou o Cizaris EV, um autocarro elétrico a bateria de 12 metros, com uma lotação até 95 passageiros e autonomia até 370 quilómetros. Numa primeira fase será lançado nos mercados da Europa Oriental, Médio Oriente, Escandinávia e Europa do Sul. Para 2023 está prevista uma versão fuel-cell.
Os alemães da Quantron apresentaram o seu primeiro autocarro elétrico, denominado Cizaris 12 EV, que foi projetado para transporte urbano e possui uma cadeia de tração constituída por baterias de fosfato de iões de lítio da CATL e um motor elétrico síncrono central da Dana.
O Cizaris representa a estreia da Quantron, empresa resultou de uma separação da Haller GmbH em 2019, no segmento de mercado de autocarros sustentáveis. Os designers da nova marca alemã utilizaram a plataforma de um autocarro que já demonstrou a sua fiabilidade na Ásia. A introdução dos elementos de estilo específicos da marca e as adaptações exigidas pelos operadores serão efetuados na fábrica da Quantron em Augsburg-Gersthohen, na Alemanha.
A secção frontal do veículo apresenta um pára-brisas de grandes dimensões, que se estende até bastante abaixo e grande raio no exterior, deixando espaço para o logotipo da marca. Como foi concebido de raiz como autocarro elétrico não tem a tradicional torre do motor na traseira.
Autonomia até 370 km
A linha motriz elétrica do autocarro assenta na combinação de baterias de fosfato de iões de lítio e um motor elétrico síncrono central Dana/TM4. Os módulos das baterias são fornecidos pela CATL, com capacidades entre 242 a 424 kWh, e estão montados no tecto. O carregamento pode ser efetuado em modo rápido com corrente contínua, operação que pode demorar entre duas a cinco horas. No ciclo médio-forte eSORT2, uma carga completa permite percorrer entre 220 a 370 quilómetros.
O motor elétrico central e arrefecido a água Dana/TM4 é baseado no princípio de síncrono permanente (PSM) e tem uma potência em contínuo de 145 kW e máxima de 245 kW, sendo o binário máximo de 1055 e 3329 Nm, respetivamente. Com a introdução de uma versão a pilha de combustível será introduzida uma linha motriz ainda mais potente.
Em função da bateria, o Quantron Cizaris 12 EV oferece entre 24 e 35 lugares sentados, enquanto a lotação total é de 81 a 95 passageiros. A marca alemã anuncia uma garantia de dois anos para o veículo e de oito anos ou 3000 ciclos de carregamento (ou 80% da capacidade da bateria) para as baterias.
O acesso é assegurado por duas ou três portas com 1,2 metros de largura, facilitando as entradas e saídas dos passageiros. O espaço amplo entre os eixos ou a terceira porta opcional contribuem para uma sensação de elevado espaço interior, assim como a altura de 2449 mm.
Prevista versão fuel-cell
Numa primeira fase, o Cizaris 12 EV será disponibilizado nos mercados da Europa Oriental, Médio Oriente, Escandinávia e Europa do Sul. Atendendo às exigências específicas do mercado germânico, o Cizaris EV só será lançado na Alemanha, Áustria e Suíça no segundo semestre de 2022.
LEIA TAMBÉM
STCP adquire cinco autocarros elétricos à ZT Bus
Para a comercialização deste autocarro elétrico, a Quantron vai apostar nos concursos públicos internacionais, lançados pelos grandes operadores europeus.
Além da versão elétrica a bateria está igualmente previsto o lançamento de uma variante a pilha de combustível (fuel-cell) em 2023.