CES 2023. Qualcomm mostra o automóvel do futuro definido pelo software

A tecnológica norte-americana Qualcomm apresentou no CES 2023 o concept do automóvel do futuro, definido pelo Software.

A tecnológica norte-americana Qualcomm decidiu apresentar no CES 2023, o seu novo ecossistema digital para aplicação no Automóvel e que se fundamenta, não apenas na inteligência artificial, como também no controlo de voz. Sendo que, a forma escolhida para apresentar este novo passo evolutivo, foi através de um concept.

Desvendado durante aquela que é a edição de 2023 de uma das mais importantes feiras de tecnologia realizadas em todo o mundo, a Consumers Electronic Show de Las Vegas, EUA, o concept apresentado pela Qualcomm estreia, desde logo, a nova tecnologia Snapdragon Digital Chassis.

Solução que, de acordo com a empresa, vem permitir uma experiência de condução "fortemente personalizada e intuitiva", ao mesmo tempo que "desvenda as enormes possibilidades que oferece a todos os fabricantes automóveis que procuram inovar em termos de experiência de utilização de próxima geração".

O Snapdragon Digital Chassis surge materializado num concept cujas linhas são, mesmo, o menos importante
O Snapdragon Digital Chassis surge materializado num concept cujas linhas são, mesmo, o menos importante

Para a Qualcomm, os veículos do futuro tenderão a tornar-se fortemente personalizados, nomeadamente, através do recurso aos dados guardados pelos utilizadores na Cloud, como é o caso da própria configuração dos seus dispositivos, e até da Inteligência Artificial.

Quanto ao concept que materializa todos estes avanços, adopta a configuração de uma espécie de fastback de quatro portas, cujas linhas surgem acentuadas através de uma iluminação dianteira a atravessar toda a frente, além de um tecto solar panorâmico no tejadilho.

LEIA TAMBÉM
Nave espacial sobre rodas. Futurista HiPhi Z iniciou produção na China

Já no habitáculo, a presença quase obrigatória de vários displays digitais de aspecto premium, tanto para o condutor, como para os passageiros, sendo que, da componente tecnológica, faz ainda parte e também graças à nova geração de Inteligência Artificial, o reconhecimento facial, ajustando, a partir daí, as configurações do automóvel, segundo o condutor que se prepara para entrar no carro.

De resto, a Qualcomm revela, ainda, que, um novo software veio permitir que, através de um novo controlo por voz, desenvolvido pela Soundhound, a interacção com o ecrã central sensível ao toque, tenha sido reduzida.

O concept apresentado pela Qualcomm exibe um painel digital de 55 polegadas, que praticamente liga os dois pilares dianteiros
O concept apresentado pela Qualcomm na CES 2023 exibe um painel digital de 55 polegadas, que praticamente liga os dois pilares dianteiros

Apesar desta opção, destaque para o facto deste display ter sido desenvolvido em conjunto com a tecnológica de Taiwan AUO, ostentando uma dimensão de 55", de um pilar ao outro. Isto, ao mesmo tempo que adopta uma disposição curva, assim como uma câmara embutida, para a realização de videochamadas.

Quanto aos ecrãs destinados aos ocupantes dos lugares traseiros, a tecnológica norte-americana pouco avança, a não ser que estarão aptos para jogar videojogos online, assim como para visionamento via streaming.

Também os ocupantes dos lugares traseiros, têm direito a generosos ecrãs
Também os ocupantes dos lugares traseiros, têm direito a generosos ecrãs

Em comunicado, a Qualcomm conclui defendendo que "já não existem dúvidas de que a tecnologia veio impulsionar mudanças significativas na indústria automóvel, embora as maiores transformações, estejam ainda por vir".

Quanto ao concept agora apresentado, a empresa afirma que "o Snapdragon Digital Chassis vem dar vida àquele que é o Automóvel definido pelo Software, capaz de oferecer uma variedade de aplicações e serviços que fazem com que os consumidores possam alargar a sua existência digital, ao seu veículo".

A Qualcomm garante que o Sanpdragon Digital Chassis é a concretização do projecto do Automóvel definido pelo Software
A Qualcomm garante que o Snapdragon Digital Chassis é a concretização do projecto do Automóvel definido pelo Software