O caso começa a ganhar contornos preocupantes: a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem vindo a registar, ao longo deste ano de 2020, um aumento significativo de condutores sem habilitação legal para conduzir, ou seja, sem carta de condução. Deveras preocupante...
A revelação foi feita, por fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao Jornal de Notícias, salientando que, "se no ano de 2019, de 1 de janeiro até 30 de novembro, a PSP registou 3438 detenções por condução sem habilitação legal, no ano de 2020, no período homólogo, já foram concretizadas 5481 detenções por este motivo".
Segundo a mesma força policial, esta tendência acentuou-se após o período de confinamento obrigatório a que Portugal esteve sujeito, na sequência da pandemia de COVID-19. Acrescentando, mesmo, que, se "restringirmos a análise a este semestre, o aumento de detenções atinge os 128%".
De acordo com os dados da PSP, 2020 registou, até ao momento, uma subida de 62% no número de condutores apanhados sem habilitação para conduzir, sendo que, destes, 146, eram menores.
De resto e no que se refere a idades, a PSP salienta o facto da média de idades de condutores não habilitados, apanhados em operações de fiscalização, ser apenas de "32 anos", o que faz com que não se possa concluir que esta tendência tenha algo a ver com a caducidade dos títulos de condução e com uma suposta dificuldade de renovação.
LEIA TAMBÉM
Para o Natal e Ano Novo. Saiba onde vão estar os radares da PSP
Igualmente a justificar este aumento no número de casos de condutores sem carta de condução, o facto de, salienta a PSP, esta força policial ter incrementado "os contactos diretos com o cidadão e o número de operações de fiscalização rodoviária".