O grupo liderado por Carlos Tavares está a realizar os seus primeiros testes a veículos com sistema de piloto automático sem a presença ao volante de condutores especializados. Veja também como Sebastien Loeb se sentiu ao volante de um veículo autónomo do Grupo PSA. Tiveram ontem início e terminam hoje, 29 de março, os primeiros testes a veículos autónomos do Grupo PSA em que não está um especialista atrás do volante a supervisionar todos os acontecimentos. Este é um projeto pioneiro em solo gaulês, realizado nos arredores de Paris, com o consórcio liderado por Carlos Tavares a ser o primeiro fabricante a efetuar estas experiências em estradas abertas e confiando o volante a pessoas sem qualquer ligação com as investigações em curso. Esta experiência demonstra a evolução do AVA (Autonomous Vehicle for All), um programa introduzido no Salão de Genebra e que vai focar-se na implementação dos sistemas de piloto automático nas viaturas da Peugeot, Citröen e DS e pretende desenvolver as capacidades para os automóveis assumirem parcial ou totalmente as funções dos carros. Procurando seguir traves-mestras como a facilidade de utilização e a possibilidade de simplificar a vida quotidiana das pessoas, bem como garantir que estas se sentem seguras a bordo dos veículos autónomos, estes testes sem condutores especializados são um novo passo num programa que conta já com 120000km percorridos com recurso a 15 protótipos. Dividindo a introdução da condução autónoma em três fases distintas, o Grupo PSA explicou que o primeiro nível de automação está já disponível em diversos modelos da Citröen, Peugeot e DS, e que inclui o cruise control adaptativo, os alertas de colisão ou transposição de faixa, a travagem de emergência e as manobras de estacionamento sem intervenção do condutor. O segundo nível dos sistemas de piloto automático será introduzido em 2018, com o novo DS7 Crossback a ficar responsável por estrear várias tecnologias desta fase do Programa AVA, como a assistência completa em vias rápidas com o Connected Pilot, o estacionamento sem qualquer intervenção humana a cargo do Park Pilot, a Night Vision que otimiza a deteção de obstáculos durante a noite e ainda a monitorização da atenção do condutor. O terceiro e último passo desta viagem até ao futuro da condução autónoma, com o Nível 3, está planeado para 2020 e vai integrar as modalidades hands off e eyes off que significam que os Peugeot, Citröen, DS (e previsivelmente também os Opel) vão poder cumprir os trajetos do início ao fim sem que o condutor tenha de fazer nada. Veja o vídeo de Sebastien Loeb ao volante de um veículo autónomo da PSA. https://www.youtube.com/watch?v=ftTn50Pj2MY&feature=youtu.be