Protótipo da Honda antecipa rival do Tesla Model Y para 2026

A Honda revelou os protótipos dos dois primeiros veículos elétricos da gama 0 series, uma gama de sete EV’s que irão assentar numa nova plataforma.

A Honda acaba de apresentar, oficialmente, no CES 2025 (Consumer Electronic Show), em Las Vegas, os protótipos "0 Sallon" e o "0 SUV".

Os dois protótipos são os primeiros elementos da futura gama “0 Series”, uma nova família de veículos elétricos que irá estrear uma plataforma totalmente nova e que tem lançamento no mercado previsto já para o próximo ano, na América do Norte, seguindo os mercados da Europa.

O protótipo "0 Sallon" é uma evolução do Saloon concept, revelado na anterior edição do CES, sendo que a novidade é mesmo o "0 SUV", que parece ser uma evolução do Space Hub concept, também desvendado no CES de 2024.

Protótipo "0 SUV"

O novo protótipo "0 SUV" apresenta um visual menos quadrado do que o veículo que lhe serviu de base, o Space Hub concept.

A Honda descreve-o como um SUV de “tamanho médio”, e aparenta ser mais curto do que a berlina, dispondo de um para-brisas menos vertical e uma secção traseira reminiscente à de um monovolume.

O “0 Series SUV” é apontado como um potencial concorrente do Tesla Model Y e está previsto que seja o primeiro a avançar para a produção, sendo seguido pelo protótipo Saloon.

A seguir a estes dois modelos, estão previstos um modelo de sete lugares, para 2027, assim como dois SUV e uma berlina compacta. Esta última, prevista para 2030, afirma a publicação Autocar.

  • Honda mostra o seu (futuro) primeiro crossover elétrico

    ID: 204332 | 7779143082

A “0 Series”

A nova série de elétricos da Honda tem arranque de produção prevista já para 2026 e irá estrear a nova filosofia de design de plataformas elétricas do fabricante japonês.

A marca nipónica descreve a nova plataforma como “fina, leve e inteligente”, ao mesmo tempo que anuncia que as novas baterias serão mais leves e cerca de 8 mm mais finas. Solução que irá favorecer o comportamento dinâmico e o espaço no interior dos veículos.

Todos os "0 Series" terão a opção de um ou dois motores, utilizando os novos “e-axle”, sinónimo dos novos motores elétricos concebidos para serem instalados na zona inferior do carro.

Os modelos de acesso terão um motor traseiro a debitar 244 cv, enquanto as versões com dois motores (um por eixo) e tração integral contarão com 489 cv.

As baterias terão entre 80-90 kWh de capacidade, prometendo até 483 km de autonomia. Para os modelos maiores, está prevista uma bateria com cerca de 100 kWh.

Outra novidade desta gama de veículos será a aplicação da tecnologia de fabrico “megacasting”, na qual a Honda utilizará prensas especiais para fabricar grandes secções da plataforma numa só peça fundida, reduzindo tanto o peso (menos cerca de 100 kg face aos modelos atuais correspondentes), como a complexidade.

Finalmente, a Honda anunciou ainda um novo sistema operativo de software, a que deu o nome de Asimo OS (homenagem ao robô humanóide que produz desde 1986), e que será responsável por controlar todos os principais sistemas do veículo, tornando os próprios veículos mais "inteligentes".