Proprietários de pick-up levam Trump a adiar tarifas

A eventual reação do eleitorado do Partido Republicano poderá ter influenciado a decisão de Donald Trump a adiar a entrada em vigor das tarifas aos produtos oriundos do Canadá e México. Muitos modelos daquela tipologia são fabricados naqueles dois países, agravando o preço ao comprador norte-americano.

Com a sua habitual fanfarronice, o presidente do Estados Unidos Donald Trump anunciou entusiasticamente a aplicação de tarifas aduaneiras de 25% às importações oriundas do Canadá e México, incluindo veículos automóveis. Aquela medida deveria ter entrado em vigor em fevereiro, mas depois foi adiada para março e agora para abril.

O mais recente adiamento ocorreu um dia depois após uma reunião com os três grandes fabricantes de Detroit, na sequência da qual se mostraram “excitados” acerca da nova taxa de 25%.

A explicação oficial para o adiamento da entrada em vigor das tarifas está relacionada com um pedido de alguns fabricantes, nomeadamente a Ford, Stellantis e General Motors. “Conversámos com os três grandes fabricantes”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. “Vamos dar uma isenção de um mês para os automóveis importados ao abrigo do Acoro Estados-Unidos-México-Canadá”.

Contudo, ao que sugere a Administração Trump, as marcas de automóveis norte-americanas não estão propriamente entusiasmadas com as tarifas porque muitos dos seus modelos são produzidos no Canadá ou no México. Um dos motivos que levado Donald Trump a anunciar este adiamento está relacionado com uma tipologia de veículo em particular: a pick-up.

Medida podia afetar eleitorado Republicano

Segundo sugere a agência Reuters, a pausa na aplicação das tarifas pode deve-se ao facto das pick-up serem bastante populares junto do eleitorado do Partido Republicano. De acordo com um estudo da consultora Edmunds, a probabilidade dos proprietários de pick-up serem Republicanos é duas vezes superior à de votarem Democrata.

Se fossem avante, a tarifa de 25% aplicada à importação de veículos poderia aumentar bastante o preço de algumas das pick-up mais populares nos Estados Unidos como a Chevrolet Silverado e Silverado HD, GMC Sierra, Ford Maverick, RAM 2500, 3500, 4500 e 5500. Todas são fabricadas no Canadá ou no México. Não seriam apenas as pick-up de marcas norte-americanas a ser afetadas, mas também de outros fabricantes, como a Toyota que produz a Tacoma no México.

Embora o impacto das tarifas anunciadas possa variar de marca para marca, os dados sugerem para um impacto direto aos consumidores de aproximadamente 3000 dólares (2768 euros), podendo chegar aos 7000 dólares (6459 euros).

Contudo, o impacto das tarifas não será só sobre os veículos automóveis produzidos no Canadá e no México, mas também aqueles fabricados nos Estados Unidos porque nenhuma viatura é construída em solo norte-americano apenas com componentes oriundos de fornecedores locais.

Componentes como motores, transmissões e outros elementos cruciais para veículos construídos nos Estados Unidos são produzidos nos países vizinhos. “Uma tarifa sobre importações do México ou do Canadá vai ter um impacto de milhões de dólares em toda a indústria”, afirmou o presidente da ZF North America, Ramiro Gutierrez.