Com a sua habitual fanfarronice, o presidente do Estados Unidos Donald Trump anunciou entusiasticamente a aplicação de tarifas aduaneiras de 25% às importações oriundas do Canadá e México, incluindo veículos automóveis. Aquela medida deveria ter entrado em vigor em fevereiro, mas depois foi adiada para março e agora para abril.
O mais recente adiamento ocorreu um dia depois após uma reunião com os três grandes fabricantes de Detroit, na sequência da qual se mostraram “excitados” acerca da nova taxa de 25%.
A explicação oficial para o adiamento da entrada em vigor das tarifas está relacionada com um pedido de alguns fabricantes, nomeadamente a Ford, Stellantis e General Motors. “Conversámos com os três grandes fabricantes”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. “Vamos dar uma isenção de um mês para os automóveis importados ao abrigo do Acoro Estados-Unidos-México-Canadá”.
Contudo, ao que sugere a Administração Trump, as marcas de automóveis norte-americanas não estão propriamente entusiasmadas com as tarifas porque muitos dos seus modelos são produzidos no Canadá ou no México. Um dos motivos que levado Donald Trump a anunciar este adiamento está relacionado com uma tipologia de veículo em particular: a pick-up.