Os compradores e proprietários de automóveis ficam convencidos com a subscrição de serviços nos automóveis depois de os experimentarem, segundo revela um estudo efetuado pela consultora S&P Global Mobility.
Um estudo efetuado pela consultora S&P Global Mobility veio revelar que os consumidores estão mais do que dispostos a subscreverem serviços conectados no automóvel depois de os experimentarem. Esta conclusão contrasta com a opinião generalizada de que a maioria dos compradores e proprietários de carros se opõem fortemente a essas subscrições.
O estudo de consumo global da S&P Global Mobility contou com uma amostra de quase oito mil pessoas e cerca de 4500 inquiridos afirmaram que experimentaram um teste gratuito ou uma subscrição existente num modelo de 2016 ou posterior. A esmagadora maioria (82%) referiu que era provável ou muito provável a subscrição de serviços na compra de um futuro veículo.
A S&P Global Mobility acredita que a melhor forma das marcas automóveis convencerem os consumidores a pagar por serviços de subscrição passa primeiro por expô-los a esses serviços.
Maioria admite renovar subscrições
Na verdade, a consultora considera que a exposição no veículo é melhor para educar os compradores acerca dos programas de subscrição, assegurando não só um aumento da procura, mas também a satisfação e a fidelização com esses serviços.
Dos inquiridos que estiveram expostos a um serviço de subscrição, talvez por teste gratuito ou pelo seu pagamento, a maioria afirma que provavelmente irá renovar. Além disso, 85% afirmaram que recomendariam os serviços aos amigos.
Como em tudo existem alguns serviços de subscrição que os consumidores estão mais dispostos a pagar do que outros. Por exemplo, a navegação avançada e os sistemas de assistência à condução lideram as preferências. Os dispositivos de segurança também são populares.
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Por outro lado, os consumidores não estão tão dispostos a aderir a subscrições relativas a elementos que já são comuns nos automóveis como bancos e volante aquecidos, como é proposto pela BMW. O estudo indica que menos de 30% das pessoas estão dispostas a pagar por bancos e volante aquecidos através de uma subscrição mensal.