Anunciado durante o último 'EV Day' da Stellantis, o projecto Atlante, apresentado como a maior rede de carregamento rápido ao longo do sul da Europa, Portugal inclusive, identificou já mais de 700 locais para instalação de postos de carregamento. Dez por cento dos quais, estão em desenvolvimento.
Rede de abastecimento elétrico que se estenderá pela Itália, França, Espanha e Portugal, o projecto Atlante tem previsto a instalação de um total de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025. Sendo, também, a primeira rede elétrica de carregamento totalmente do tipo 'Vehicle-Grid-Integrated' (VGI), utilizando energias e armazenamento renováveis.
Com a primeira estação de carregamento rápido inaugurada em meados de outubro, em Piemonte, Itália, o projecto Atlante continua, assim, a avançar, em direcção, também, ao objectivo dos 35.000 mil postos, até 2030. Todos eles, com potências de carga entre os 100 e os 175 kW.

Desenvolvido em conjunto pela Stellantis e pelo NHOA Groupe, responsável por desenvolver e investir na rede como proprietária e operadora, até por ser aquele que maior experiência possui no domínio do armazenamento de energia, o projecto baseia-se, igualmente, nesta última solução. Vista, pelos participantes, como a tecnicamente mais adequada para ser associada à produção de energia a partir de fontes renováveis, a qual possa, sem seguida, ser armazenada e, depois, disponibilizada para uma utilização posterior. Nomeadamente, quando a procura o exigir.
LEIA TAMBÉM
Stellantis vai investir na estratégia de eletrificação das 14 marcas até 2025
De resto e dependendo da localização da estação e do tipo de carregamento previsto ('on-the-go' ou 'at destination' / 'no caminho' ou 'no destino'), as estações de carregamento Atlante também irão incluir áreas cobertas com painéis solares incorporados e sistemas de armazenamento que utilizam baterias de 'segunda vida', revela o grupo automóvel.
A Stellantis recorda, ainda, que este novo projecto é a resposta do grupo automóvel ao plano 'Fit 55', anunciado pela Comissão Europeia em meados de julho, com o objetivo de se alcançarem 100% de vendas de automóveis com zero emissões até 2035.
Um dos aspectos importantes para o alcançar desta meta, é, precisamente, a instalação de pontos de carregamento rápido a intervalos regulares de 60 km de distância nas principais autoestradas. Desde logo e também, porque, de entre os cerca de 225.000 pontos de carregamento atualmente disponíveis na Europa, apenas 25.000 são de elevada potência.